Página inicial > Últimas Notícias > UFT firma parceria com secretarias do estado para os cursos do Projeto Techinclusão
Projeto Techinclusão

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 11h31 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 11h31

Mais um passo foi dado rumo à implantação do projeto Techinclusão: Capacitação Tecnológica para a Transformação Profissional do Tocantins, nesta quarta-feira (07). O professor George França, representando a Universidade Federal do Tocantins (UFT), reuniu-se com representantes do estado para tratar de duas pautas: a inclusão do sistema prisional no curso e o fortalecimento da equidade de vagas para mulheres.

O projeto está em consonância com o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT e visa promover a inclusão social e a melhoria da trajetória laboral de pessoas entre 16 a 29 anos, em situação de alta vulnerabilidade social. A meta, segundo o projeto, é atingir 1400 pessoas, em cinco municípios tocantinenses: Palmas, Porto Nacional, Arraias, Dianópolis e Tocantínia.

Estiveram presentes, na reunião, Deusiano de Amorim, da Secretaria da Cidadania e Justiça; Berenice Barbosa, da Secretaria da Mulher; e o juiz Allan Ferreira, titular da 4ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Palmas.

“O Techinclusão se concentra na área da Tecnologia da Informação (TI), que trabalha com web design, programação de sites e de celulares. Tem também o comprometimento com a formação humanística, para que o cursista possa compreender sua situação e busque, cada vez mais, oportunidades”, afirma o professor George.

O projeto será conduzido pela UFT, em parceria com os municípios, instituições parceiras e o governo estadual. Como entidade de ensino superior, a universidade proporcionará a expertise acadêmica e os recursos necessários para desenvolver os conteúdos didáticos, estruturar os módulos de ensino e garantir uma abordagem pedagógica de alta qualidade.

Serão oferecidos os cursos de Criação de Sites, Programação de Serviços Web e Desenvolvimento Mobile, estruturados em eixos temáticos abrangentes, que englobam os principais tópicos pertinentes à área de estudo, oferecendo uma combinação de aulas teóricas e práticas realizadas em laboratórios. Com carga horária de 240 horas, o início das atividades letivas está previsto para o primeiro semestre de 2024.