Página inicial > Últimas Notícias > UFT abre inscrições para aluno especial no Mestrado Profissional em Educação Física
Oportunidade

Por Lúcia Moraes | Edição: Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 17h51 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 17h25

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu, na última sexta-feira (02), as inscrições para aluno especial no Mestrado Profissional em Educação Física, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física (ProEF). São ofertadas 40 vagas, distribuídas em cinco disciplinas, para ingresso ainda no primeiro semestre de 2024. As inscrições devem ser efetuadas até 22 de fevereiro.

O ProEF é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), e se destaca por seu modelo híbrido, oferecendo disciplinas à distância, além de encontros presenciais. Com área de concentração em Educação Física Escolar, o programa é estruturado em duas linhas de pesquisa: Formação, intervenção e profissionalidade docente; e Abordagens Metodológicas e processos de ensino e aprendizagem.

O edital na íntegra pode ser acessado aqui.

Sobre o Programa

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) é coordenado pela Universidade Estadual Paulista e conta com 26 instituições associadas. Com duração de 24 meses, o programa busca qualificar professores da rede pública na área de Educação Física - a UFT é um dos polos.

Para o coordenador do mestrado, professor Kelber Abrão, ter um polo no Tocantins é uma grande conquista. Ele destaca os desafios na formação de professores na região norte, especialmente na área de Educação Física, que só teve seu primeiro curso de graduação público e gratuito em 2015. "A abertura para alunos especiais representa um passo importante no crescimento do ProEF, mostrando seu compromisso com a inclusão e a expansão da Educação Física na região. A UFT reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e incentiva a participação de interessados, o que contribui para a formação qualificada de profissionais na área", afirma.