Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFT têm pesquisas publicadas em livro na Espanha
conquista

Professores da UFT têm pesquisas publicadas em livro na Espanha

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 17h30 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 17h54

Na última quinta-feira, dia 18 de janeiro, o Centro de Estudos Brasileños da Universidade de Salamanca foi palco do lançamento do livro "Tensões e Vivências Afirmativas na Amazônia". A obra, organizada por três professoras brasileiras - Raimunda Monteiro (ex-reitora da UFOPA), Enaile do Espírito Santo Iadanza (UNB), e Helena Maria Martins Lastres (URFJ) - reúne contribuições de pesquisadores brasileiros e da equipe da Espanha, apresentando uma análise profunda das dinâmicas socioambientais na região amazônica.

O livro conta com 13 artigos que abrangem diversos estados da Amazônia brasileira, proporcionando uma visão abrangente e diversificada das experiências e desafios enfrentados na região. Um dos textos destacados na obra é "Na Amazônia brasileira: experiências socioambientais de uma escola agroecológica e do pequi nas feiras livres do cerrado tocantinense", escrito pelos professores da Universidade Federal do Tocantins Damião Rocha, Gleiva Giuvannucci e Valtuir Soares Filho.

Damião Rocha expressou a importância de publicar experiências educacionais agroecológicas e sustentáveis na Espanha, destacando o "lucro simbólico" que isso representa para a região Norte e para os programas de pós-graduação em educação. Ele ressalta que, ao dar visibilidade à região e aos programas de pós-graduação. Além disso, ele destacou que o livro contribui para a internacionalização da pesquisa, fundamental para a avaliação quadrienal da CAPES para o Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA-UFT) e para os dois mestrados em educação, o acadêmico (PPGE/UFT) e o profissional (PPPGE/UFT).

Outro fato ponderado por Damião, é que o lançamento do livro representa um marco significativo na divulgação e compartilhamento de conhecimentos sobre a Amazônia brasileira, promovendo a internacionalização da pesquisa e abrindo novas oportunidades de colaboração entre pesquisadores brasileiros e espanhóis. A obra está disponível online para acesso público, acesse clicando aqui.

marcador(es): PPGE,PPPGE,Home