Página inicial > Últimas Notícias > UFT apresenta propostas à Fapt para o desenvolvimento científico no Tocantins
visita institucional

UFT apresenta propostas à Fapt para o desenvolvimento científico no Tocantins

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires Marinho | Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 14h56 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 10h51

A Reitoria da UFT visitou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), nesta sexta-feira (19). De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raphael Pimenta, o objetivo da visita é realizar aproximação entre as instituições e levar demandas que possam fomentar o desenvolvimento científico do Tocantins.

“A UFT é um dos principais entes de pesquisa local e a Fapt fomenta o desenvolvimento científico e tecnológico no Tocantins. Então é uma visita institucional estratégica, na qual levamos sugestões e nos disponibilizamos para contribuir nas demandas do estado”, explica Pimenta. Entre as proposições, foram apresentadas propostas de editais e eventos que possam alavancar o desenvolvimento científico.

Também participaram do encontro com o presidente da Fapt e ex-reitor da UFT (gestão 2012-2016), Márcio da Silveira: o reitor, Luís Eduardo Bovolato; o vice-reitor, Marcelo Leineker; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem; e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Kherlley Barbosa.

Uma das propostas que foi acolhida de imediato e deverá ser executada em breve é o ciclo de palestras de captação de recursos através de leis de incentivo como: lei do bem, lei do software e lei rouanet. O evento pretende mobilizar empresários e pesquisadores sobre o assunto. “Ainda não temos uma cultura na qual os empresários busquem soluções juntos às universidades”, explica Pimenta.

O reitor, Luís Eduardo Bovolato, destaca a importância da UFT apresentar sugestões e ideias que se encaixem na agenda da Fapt. “Caso a Fapt acate as nossas sugestões, os pesquisadores da UFT podem se beneficiar com a oferta de editais específicos voltados às nossas linhas de pesquisa”.

O presidente da Fapt, Márcio da Silveira, pontua que a visita foi muito bem-vinda. “A UFT tem feito um trabalho muito relevante no Tocantins em ciência, tecnologia e inovação. Para nós, a existência da Fundação só tem sentido se essas instituições participarem dos nossos editais. É importante que nos deem esse retorno e nos apresentem suas demandas para que a gente possa ofertar aquilo que estão precisando”.