Página inicial > Últimas Notícias > Atendimentos Psicossociais da Incubadora Social têm datas marcadas para o mês de janeiro
Extensão

Por Bianca Zanella | Publicado: Quarta, 10 de Janeiro de 2024, 19h11 | Última atualização em Segunda, 15 de Janeiro de 2024, 13h54

Atividades do projeto de extensão serão retomadas dia 17 em Araguaína e dia 18 em Palmas

Após breve período de recesso, a Incubadora Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT) retoma neste mês de janeiro os atendimentos psicossociais com equipe multiprofissional em Palmas e Araguaína. Em Palmas, o primeiro atendimento do ano será no dia 18 de janeiro, quinta-feira, a partir das 8h30, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Karajá, no bairro Jardim Aureny III, em Taquaralto. Em Araguaína, há encontros marcados para duas quartas-feiras do mês, dias 17 e 24 de janeiro, a partir das 14h, no Centro de Geração de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth).

Os atendimentos periódicos são realizados em grupos com a orientação de psicólogas, assistentes sociais e terapeuta ocupacional. A intenção é oferecer suporte multidisciplinar às participantes por meio de dinâmicas de auto-conhecimento e empoderamento, assim como identificar necessidades de encaminhamento a outros serviços de assistência social.

Além dos atendimentos psicossociais, está agendada para o dia 31 de janeiro a oficina com o tema "Beleza Afro", em Araguaína, também no cronograma de atividades do projeto Incubadora Social.

O público prioritário são mulheres em situação de vulnerabilidade social, em especial situação de rua, mas qualquer mulher ou menina, a partir dos 12 anos de idade, pode participar das atividades, assim como homens interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente nos locais dos encontros, nos demais Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Palmas e Araguaína ou pelo formulário online.

Sobre o Projeto

A Incubadora Social é um projeto da Universidade Federal do Tocantins realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o apoio do Ministério das Mulheres, a Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins e as prefeituras de Palmas e Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), respectivamente.

A iniciativa pretende beneficiar cerca de 500 mulheres e suas famílias até o final deste ano. Além dos atendimentos psicossociais, o projeto prevê a realização de oficinas, minicursos e atividades culturais.

O projeto teve início em 2023, com a realização dos primeiros encontros de atendimentos psicossociais e duas oficinas: Beleza Afro e Autoestima e Empoderamento Pessoal, em Palmas, com a participação de cerca de 150 mulheres nas atividades.