Página inicial > Últimas Notícias > Revista Desafios lança edição temática: Dossiê Governança, Inovação e Sustentabilidade em Organizações Públicas
inovação

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 13h32 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 15h27

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem o orgulho de anunciar o lançamento do Dossiê "Governança, Inovação e Sustentabilidade em Organizações Públicas", uma edição temática da Revista Desafios. Esta edição visa abordar os complexos desafios enfrentados pelos gestores e atores envolvidos na administração pública, ressaltando a importância da governança em um contexto contemporâneo, proporcionando insights valiosos e perspectivas críticas para todos os interessados ​​na gestão pública.

Kleber Abreu, professor da UFT e organizador do Dossiê, explicou que a edição temática tem o propósito de compartilhar experiências exitosas na gestão pública voltadas para diferentes áreas. Para isso, o Dossiê abarca experiências em universidades, experiências em instituições de ciência e tecnologia, tentando retratar como a junção dos diversos atores, chamada hélice tríplice - junção da academia, setor produtivo e das universidades, pode contribuir para o desenvolvimento local e desenvolvimento sustentável.

Para o organizador, o escopo do Dossiê é tentar compartilhar experiências exitosas de instituições, que em conjunto conseguiram obter algum tipo de inovação, e, também retratar a experiência isolada de instituições que conseguiram inovar em produto e em processo. Isso é importante, pois no cenário atual, a governança emergiu como um princípio essencial na condução de políticas públicas. Ela se entrelaça com conceitos fundamentais como advocacy e accountability, formando um tecido vivo de práticas e diretrizes que orientam a gestão pública. O Dossiê surge como uma resposta necessária, canalizando estudos que promovem uma análise crítica e propositiva sobre gestão, inovação e sustentabilidade.

Artigos em Destaque

A publicação apresenta uma gama de artigos que abrangem variedade de tópicos essenciais. Desde a importância dos governos na conservação florestal da Amazônia Legal Brasileira, até o papel da auditoria interna na administração pública, passando por inovações ambientais na indústria de minério de ferro. Ou seja, a diversidade temática reflete a profundidade e abrangência do Dossiê que pode ser conferido aqui

O diretor de pesquisa da UFT, Thiago Nilton Alves Pereira, explicou que uma edição temática com essas características traz à luz a importância de compreensão dos atores/processos que fazem parte das gestões em espaços públicos. “A iniciativa de produção desse Dossiê veio em um diálogo com o professor Kleber Abreu, que articulou um coletivo de autores a participarem da chamada pública de submissão. Como editor-chefe, vejo esta edição como um grande passo para a Revista Desafios e para a UFT no processo de amadurecimento científico e institucional”, comemorou ele.

A Revista

A Revista Desafios, publicação interdisciplinar da UFT, solidifica seu compromisso com a produção acadêmica de excelência. A revista, que abrange áreas como Ciências Humanas e Contemporaneidade, Saúde e Sociedade, Educação, Ciência e Tecnologia, tem como objetivo fomentar o debate e a pesquisa interdisciplinar. A publicação contínua da revista reflete seu compromisso em oferecer um espaço dinâmico para a disseminação do conhecimento.

Para acessar o dossiê completo e outros trabalhos da Revista Desafios clique aqui.

marcador(es): Propesq,Home