Página inicial > Últimas Notícias > UMA realiza colação de grau da primeira turma de indígenas do polo de Tocantínia
UMA

Por Ascom UMA | Edição: Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2023, 14h58 | Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2023, 15h56

Cerimônia aconteceu nessa quinta-feira, 21, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã

A formatura dos 28 anciãos do povo Xerente foi realizada nessa quinta-feira (21) no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã, em Tocantínia. Emoção e representatividade marcaram a colação de grau da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – polo de Tocantínia, primeiro polo voltado para a educação de pessoas idosas indígenas do Brasil.

Após dois anos de formação, os anciãos das aldeias Funil, Rio Verde, Salto, Saltinho, Porteira e Recanto Krite, receberam o grau de "Educador Político Social do Envelhecimento Humano". No município são três polos: um na zona urbana, um no Assentamento Água Fria II e o outro na aldeia, que são fruto da parceria com a Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria de Educação.

Os anciãos das aldeias Funil, Rio Verde, Salto, Saltinho, Porteira e Recanto Krite, receberam o grau de Educador Político Social do Envelhecimento Humano

Em seu discurso, o coordenador da UMA, Luiz Sinésio Neto, disse que o sentimento era de gratidão: “Nós, da Universidade da Maturidade, estamos gratos por termos vivenciado, ensinado e aprendido com o povo Xerente. A universidade tem o compromisso com a justiça social e o dever de produzir conhecimentos e ações que possam reduzir as desigualdades, que é o que estamos fazendo nesta noite”, afirmou.

Augusto Xerente, um dos formandos, estava muito emocionado pela conquista

Augusto Xerente, um dos formandos, estava muito emocionado pela conquista: “Poder celebrar esse momento com meus filhos e netos é muito emocionante. Esses anos com os professores foram de aprendizado e troca de conhecimento. Espero que mais anciãos tenha a oportunidade de viver tudo isso que estou vivendo”.

Colação de Grau reuniu autoridades municipais, estaduais e federais

Na oportunidade, a UMA recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Tocantínia pela implantação do polo no município e por ter conquistado o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023.

Presenças

A cerimônia contou com a presença da coordenadora da UMA, Neila Barbosa Osório; do vice-prefeito de Tocantínia, João Alberto Machado; do secretário Municipal de Educação de Tocantínia, André Ribeiro de Goveia; prefeita de Miracema, Camila Fernandes, representando a senadora Professora Dorinha; secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Silva Werreria; presidente da Câmara de Vereadores de Tocantínia, Sérgio Caldeira; coordenador Técnico Local da Funai, Marcos Simawê Xerente; superintendente Regional de Educação de Miracema, Jore Carlos, representando o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.