Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFT, Câmpus Porto Nacional, publicam livro
Início do conteúdo da página
Porto Nacional

Professores da UFT, Câmpus Porto Nacional, publicam livro

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 17h41 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 11h51

 

Intitulada Discursos do Norte: projeções identitárias, apagamentos e interpelações em redes de dizeres sobre o Norte a obra foi publicada pela editora comercial, Pontes Editores, e subsidiada  pelo apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq/UFT). 

Os autores são os professores Thiago Barbosa Soares e Damião Francisco Boucherdo,do curso de Letras,  Câmpus de Porto Nacional,.

O professor Thiago Soares comentou sobre a obra: “O Estado do Tocantins, apesar de sua jovem existência, carrega consigo uma rica tapeçaria de culturas, histórias e perspectivas. No entanto, essas narrativas são frequentemente moldadas por fatores históricos, políticos e sociais que nem sempre refletem a diversidade discursiva conflagrada na complexidade da região. Este livro, busca preencher as lacunas abertas por tais atravessamentos, oferecendo um exame crítico e esclarecedor das projeções identitárias, dos apagamentos e das interpelações presentes nos discursos que orbitam o Tocantins, uma das regiões mais estratégicas do Norte brasileiro”.

O autor contou ainda que a obra  desempenha um papel fundamental na compreensão das narrativas que cercam a região: “Ao escavar as montanhas dos discursos, é possível destacar as vozes marginalizadas, histórias omitidas e elementos regionais sub-representados. Essa análise crítica auxilia no resgate das partes da identidade do Tocantins que foram negligenciadas ao longo do tempo, contribuindo para uma compreensão mais completa e inclusiva da região”, pontuou o professor Thiago Soares.

O livro “Discursos do Norte” está à venda no seguinte link: https://www.martinsfontespaulista.com.br/discurso-do-norte-1080342/p

Fim do conteúdo da página