Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional fecha 2º semestre com mais de mil estudantes atendidos
Início do conteúdo da página
Roteiro Geo-Turístico

Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional fecha 2º semestre com mais de mil estudantes atendidos

Por Com informações de Rosane Balsan | Edição: Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 17h03 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 17h03

Participação da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, de Cariri do Tocantins (TO). (Foto: Divulgação)

O Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional, Programa de Extensão do Câmpus de Porto Nacional, vinculado ao Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), encerrou o segundo semestre de 2023 com cerca de 1130 participantes, sendo a maioria estudantes, professores e técnicos oriundos de escolas particulares e públicas. Ao longo do ano de 2023 participaram do Roteiro Geo-Turístico 2.194 pessoas, aproximadamente.

O Programa realizou atividades de aula-passeio no Centro Histórico de Porto Nacional, com visitas à Catedral Nossa Senhora das Mercês, Seminário São José, Museu Histórico Municipal, ruas e edificações que são lugares de memórias e compõem o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural portuense. 

Participaram professores e estudantes da educação básica, Instituto Federal do Tocantins, Escola Estadual Professora Alcides Aires, Escola Cem Félix Camoa, Escola Municipal Deasil Aires da Silva, Escola Cem Florêncio Aires localizadas em Porto Nacional; o Colégio COC Palmas, Colégio Interação, Centro Educacional São Francisco de Assis, Colégio UPERIMM, Colégio Madre Clélia localizadas em Palmas; Escola Estadual Girassol De Tempo Integral Regina Siqueira Campos de Nova Rosalândia; Colégio Militar Joca Costa localizada em Dianópolis; Escola Municipal Divina Ribeiro Borges de Cariri do Tocantins; Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio de Tocantínia; Escola Municipal Wanda Ferreira da Cunha de Brejinho de Nazaré. Graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e professores dos cursos de graduação e pós-graduação da UFT, também, prestigiaram o Roteiro. 

Cerca de 300 participantes do XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege), ocorrido em Palmas, entre os dias 09 e 13 de setembro de 2023, vindos de todas as regiões do Brasil, tiveram o privilégio de conhecer um pouco sobre a história de Porto Nacional por meio do Roteiro Geo-turístico. 

Durante a realização da 23ª edição da Agrotins (Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins), no primeiro semestre, o Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional apresentou suas ações, aproximando a educação patrimonial dos participantes da feira. 

A equipe por trás do programa de extensão esteve presente no evento "Um Dia no Câmpus", ocorrido no câmpus de Porto Nacional, em 12 de setembro, que objetivou apresentar a Universidade e seus projetos aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das escolas do município. 

No dia 10 de outubro, participou do Lançamento do Escritório de Assistência Técnica Gratuita do Iphan, no centro histórico de Porto Nacional. Entre os dias 3 e 10 de novembro, integrantes do Programa de Extensão participaram do I Fórum do Museu de Araguaína, que reuniu a sociedade para debater sobre a criação e implantação do Museu na cidade.

Nesta última segunda-feira (12), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins) e a Prefeitura de Porto Nacional,  por meio do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Sustentável de Porto Nacional,  apoiou a iniciativa do Roteiro Geoturístico com 30 camisetas que promove e divulga o roteiro.

Como o programa de extensão é avaliado?

A realização do Roteiro Geo-Turístico é avaliada pelos participantes, por meio de um formulário no Google Forms, em que expressam suas experiências e tecem suas opiniões e sugestões para melhor organização da atividade. 

Nesse sentido, a estagiária do Neucidades, Sarah Ellen Soares, com a colaboração dos estudantes da disciplina de Geografia do Turismo, analisou os formulários de avaliação.

Dos que preencheram o formulário, 98 são alunos do ensino fundamental, 176 são alunos do ensino médio, 116 estão no ensino superior e 67 são professores; 163 são do sexo masculino e 330 do sexo feminino; a grande maioria é residente em Porto Nacional e participaram do Roteiro pela primeira vez. Das edificações visitadas, a que mais chamou a atenção dos participantes foi a Catedral Nossa Senhora das Mercês. 

Em 2024, o Programa de Extensão continuará com suas atividades, proporcionando educação patrimonial e valorização do turismo no Centro Histórico de Porto Nacional. 

 

Mais informações podem ser obtidas através do perfil do Programa de Extensão no Instagram, @roteiropn, por meio do canal do Youtube, ou do Facebook.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página