Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadoras e pesquisadores da UFT realizam o 1º Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia no Tocantins
Início do conteúdo da página
inscrição aberta

Pesquisadoras e pesquisadores da UFT realizam o 1º Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia no Tocantins

Por Ascom PPGCom | Edição: Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 13h21 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 15h44

Evento é uma realização da Coordenação regional no Tocantins do grupo de pesquisa em rede LEGAL

As mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável estarão no centro das discussões do 1º Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia (LEGAL Tocantins), que será realizado no dia 11 de dezembro, às 19 horas, no miniauditório de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. O evento é uma realização do grupo de pesquisa LEGAL Tocantins, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb/UFT). Para participar é necessário se inscrever no formulário virtual por meio deste link.

A programação é composta por duas mesas-redondas, com os temas A Pauta Ambiental na Assembleia Legislativa do Tocantins e na Câmara Municipal de Palmas e Governança e Agenda Ambiental: REED+ Jurisdicional e Desenvolvimento Sustentável no Tocantins. As explanações e os debates serão mediados pela professora e coordenadora da pesquisa no estado, Cynthia Mara Miranda (PPGCiamb/UFT), com a participação de pesquisadoras e pesquisadores com vinculação ao grupo e convidados: Liana Vidigal (PPGCOM/UFT), Daniela Soares (coordenadora do curso de Jornalismo), Phillipe Farias (Doutorando em Ciências do Ambiente da UFT), Albertina Vieira (Doutoranda do PPGCOM/UFPA), Cristiano Viana (Mestre em Comunicação) e Andréa Lopes (mestranda no PPGCOM/UFT). 

Saiba mais

O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) foi criado em 2021 com o objetivo de atuar como um observatório interinstitucional em rede, composto por pesquisadores de universidades dos estados pertencentes à Amazônia Legal Brasileira. A produção científica das equipes está sob a coordenação geral do Instituto de Estudos Sociais e Políticos do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e a vice-coordenação é da Universidade Federal do Amapá. O Laboratório conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e da Chamada Amazônia + 10.  

O Tocantins é um dos nove estados brasileiros que fazem parte da região denominada Amazônia Legal, os quais estão localizados na Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo. A área total dessa região abrange cerca de 60% do território nacional, o que corresponde a aproximadamente 70% das florestas tropicais do Planeta Terra. Os estados pertencentes são: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.

 A produção do LEGAL é composta por relatórios de pesquisas com grupos focais realizadas em todos os estados da Amazônia Legal, boletins de monitoramento eleitoral e boletins de monitoramento dos órgãos legislativos estaduais e municipais. Além disso, as coordenações estaduais da pesquisa realizam eventos científicos periodicamente, como seminários, simpósios e encontros. 

O seminário conta com o apoio da Fundação do Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Iniciativa Amazônia + 10 e ICS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página