Página inicial > Últimas Notícias > Florestania: curso de Enfermagem participa do Encontro de Educação Popular em Saúde do Estado do Tocantins
Florestania

Por Flayra Sobrinho | Edição: Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 15h14 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 15h14

Com o intuito de aprimorar caminhos da Educação Popular em Saúde nos ambientes pessoais e nas instituições de ensino, desde quinta-feira (7), vários representantes discutem sobre cidadania, saúde e o bem viver no auditório da Reitoria na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O encontro “Florestania” é uma iniciativa da Educação Popular em Saúde do estado do Tocantins que visa estimular a sabedoria da florestania bem como a diversidade dos nossos povos, incentivando a adoção de um olhar voltado para o diálogo, a amorosidade, o respeito às diferenças, a emancipação e a democratização.

Essas reflexões que fizemos aqui são importantes, porque serão elas que irão moldar ainda mais o que hoje é a política de Educação Popular em Saúde. Eu fico muito feliz que esse encontro aconteceu, porque é aqui que iremos pensar e a partir disso conduzir as melhores ações para uma melhor saúde coletiva estadual”, esclarece a professora de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UFT, Thaysa Miranda Pereira.

A proposta da política de Educação Popular em Saúde implica atos pedagógicos que fazem com que as informações sobre a saúde dos grupos sociais contribuam para aumentar a visibilidade sobre sua inserção histórica, social e política, elevar suas enunciações e reivindicações, conhecer territórios de subjetivação e projetar caminhos inventivos.

“Esse encontro de Educação Popular em Saúde foi muito importante porque  resgatamos algo de dez anos atrás quando a política foi implantada, em 2003. Inclusive eu fui o primeiro gerente desse projeto no Tocantins que ficou praticamente esses dez anos parados. Então, essa integração hoje é de suma relevância, pois iremos fortalecer ainda mais os movimentos e controles sociais bem como a participação da população nos levantamentos nas necessidades de saúde priorizando as plantas medicinais, a fitoterapia, o trabalho dos nossos avôs, dos indígenas, dos quilombolas que fazem parte desse processo educacional”, declarou o gestor do Ministério da Saúde, Sinvaldo dos Santos Moraes, que participou do evento.

Participantes:

Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO)

Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Governo do Tocantins