Página inicial > Últimas Notícias > UFT e Universidade de Drexel firmam compromisso e promovem inovações no campo de pesquisas em autismo
Parceria

Por Thiago Feitosa | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 17h00 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 18h14

Reitor da UFT, pesquisadores, técnicos-administrativos e representantes de instituições parceiras assinam memorando de entendimento (Crédito: Thiago Feitosa/Sucom)

Em uma parceria estratégica, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a A.J. Drexel Autism Institute formalizaram um compromisso importante para o campo de pesquisas na área da saúde, durante evento realizado nesta quinta-feira (30). A ação foi realizada pela UFT, por meio do Instituto de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (Ipex-Regional), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (Gespol), Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGTGD); e teve apoio do Instituto de Autismo da Universidade de Drexel, Universidade Estadual de Ohio - Estados Unidos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Faculdade de Ciências Médicas (Afya), Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt).

Teve como destaque a assinatura do protocolo de intenções (Memorando de entendimento), consolidando a criação do Centro Brasil Estados Unidos de Pesquisas em Autismo. O momento foi marcado pela palestra da Dra. Lindsay Shea, pesquisadora do Centro de Políticas e Análises da Universidade Drexel, com o tema “Oportunidades de Pesquisa entre Instituições Brasileiras e Norte-Americanas na Área da Saúde”. O evento iniciado às 15h, no Auditório do Conselho da Reitoria da UFT, contou com a presença de acadêmicos, pesquisadores, técnicos-administrativos e representantes de instituições parceiras, consolidando uma colaboração promissora no cenário acadêmico e de pesquisa.

Reitor da UFT, pesquisadores, técnicos-administrativos e representantes de instituições parceiras compõe a mesa da palestra (Crédito: Thiago Feitosa/Sucom)

Estavam presentes: professor mestre Wainesten Camargo — PPGDR; professora doutora Lindsey Shea — A.J. Drexel Autism Institute; professor doutor Luís Eduardo Bovolato — Rreitor da UFT; Elýdia Leda Barros Monteiro — Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Tocantins; professor doutor Márcio Silveira — Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa Do Tocantins; professor doutor André Pluguiesse — Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas; professor doutor Valdecy Rodrigues — Presidente do Ipex-Regional; Maria Tereza Ribas Sabará — Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas, Luiz Júpiter – Pesquisador e Analista de Gestão em Saúde da Fundação Osvaldo Cruz; e professor doutor Gentil Velozo – Coordenador do PPGTGD.

Após a formalização do compromisso, o momento foi registrado para capturar a relevância da parceria. Em seguida, abriu-se um espaço para perguntas e discussões, proporcionando um ambiente propício à troca de ideias, fortalecendo ainda mais os laços entre as instituições e fomentando futuras colaborações. Este momento interativo destaca o comprometimento das partes envolvidas com a construção conjunta de um centro de pesquisas em autismo de referência internacional.

Confira a cobertura fotográfica do evento: