Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Após ser realizada em Palmas, oficina de Beleza Afro da Incubadora Social tem dada marcada para Araguaína
Início do conteúdo da página
Extensão

Após ser realizada em Palmas, oficina de Beleza Afro da Incubadora Social tem dada marcada para Araguaína

Por Bianca Zanella | Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 08h41 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 12h51

Projeto também prevê atendimentos em grupo gratuitos com psicólogas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Tecidos de várias cores e estampas coloriram a manhã de terça-feira, dia 28 de novembro, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) "Karajá", no bairro Jardim Aureny III, em Palmas. Foi realizada nesta data a primeira oficina do projeto Incubadora Social para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social, com o tema "Beleza Afro". Vinte mulheres participaram da oficina, que foi ministrada pela cabeleireira especialista e cabelos naturais, Marta Ferreira.

 

Participantes aprenderam diferentes amarrações de turbantes (Foto: Francisco Barros, Divulgação, Secom/Palmas)Participantes aprenderam diferentes amarrações de turbantes (Foto: Francisco Barros, Divulgação, Secom/Palmas)

Marta iniciou o evento com uma roda de conversa falando sobre aceitação, estigma social do cabelo afro e transição capilar. Relatando a própria experiência, ela estimulou as demais mulheres da roda a também compartilharem suas vivências pessoais, que muitas vezes envolvem histórias de racismo e preconceito. "Eu já ouvi muito coisas como 'você não pode usar isso, não devia usar aquilo. Mas por que não pode? Por que eu sou preta? A gente precisa aprender que a gente pode usar o que a gente quiser!" disse dona Maria Geruza, com a voz da experiência de uma das mulheres mais velhas a participar do encontro.

 

Evento foi realizado no Centro de Referência em Assistência Social do bairro Jardim Aureny III (Foto: Bianca Zanella/Sucom)Evento foi realizado no Centro de Referência em Assistência Social do bairro Jardim Aureny III (Foto: Bianca Zanella/Sucom)

 

Na parte prática, as mulheres aprenderam diferentes amarrações de turbantes, para usar no dia a dia ou em ocasiões festivas, e puderam levar para casa os tecidos para continuarem praticando e usando o que aprenderam a fazer.

Depois de Palmas, a oficina "Beleza Afro" da Incubadora Social segue para Araguaína, onde será realizada no dia 13 de dezembro, a partir das 14h, no Centro de Geração de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário eletrônico disponível aqui, ou diretamente no local do evento.



Outras Oficinas

Além das oficinas de "Beleza Afro", também já está confirmada, em Palmas, a oficina "Autoestima e Empoderamento Pessoal". Esta será realizada no dia 12 de dezembro, terça-feira, a partir das 8h30 no Centro de Referência de Assistência Social "Karajá", localizado no bairro Jardim Aureny III Rua Trinta, Quadra 151, Lote 16).

A oficina será ministrada por Crislene Batista, que é estudante de Administração e especialista em gstão de carreira e imagem profissional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link ou diretamente nos Cras de Palmas.

Outras oficinas estão planejadas sobre temas como Teatro, Plantas Medicinas e Direitos da Mulher. As datas e locais serão divulgadas ao longo dos próximos meses.



Atendimento Psicossocial

Outra ação prevista no projeto da Incubadora Social são atendimentos psicossociais com equipes multidisciplinares formadas por psicólogas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

 
Em Araguaína, o primeiro encontro para apresentação da equipe e início desses atendimentos com dinâmicas de grupo será realizado no dia 6 de dezembro, quarta-feira, das 14h às 16h, no Centro de Geração de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth). Em Palmas, os atendimentos também devem começar em dezembro, em data e local a serem confirmados.

O público prioritário das atividades do projeto são mulheres em situação de vulnerabilidade social, em especial mulheres em situação de rua. Entretanto, qualquer mulher ou menina a partir de 12 anos, ou até mesmo homens, podem participar. Basta preencher o formulário ou procurar diretamente os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou os locais de realização dos eventos em Palmas e Araguaína.

 

Sobre o Projeto

A Incubadora Social é um projeto da Universidade Federal do Tocantins realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o apoio do Ministério das Mulheres, a Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins e as prefeituras de Palmas e Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), respectivamente.

A iniciativa pretende beneficiar cerca de 500 mulheres e suas famílias até o final de 2024, com a realização de oficinas, minicursos de capacitação, atividades culturais, atendimento psicossocial e outras ações de apoio e acolhimento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no Instagram @incubadorasocialuft.


Serviço:

O quê: Oficina "Beleza Afro", em Araguaína
Quando: dia 13/12/2024, quarta-feira, a partir das 14h
Onde: no Centro de Geração de Renda da Semasth, Av. Primeiro de Janeiro, nº 1.800, centro, em frente ao Terminal Bandeira, em Araguaína/TO
Inscrições: gratuitas, no link ou no local.


O quê: Oficina "Autoestima e Empoderamento Pessoal", em Palmas
Quando: dia 12/12/2023, terça-feira, a partir das 8h30
Onde: no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) "Karajá", Rua Trinta, Quadra 151, lote 16, no bairro Jardim Aureny III, em Palmas/TO
Inscrições: gratuitas, no link ou no local.


O quê: Atendimento Multidisciplinar Psicossocial, em Araguaína
Quando: início no dia 6/12/2023, quarta-feira, das 14h às 16h
Onde: no Centro de Geração de Renda da Semasth, Av. Primeiro de Janeiro, nº 1.800, centro, em frente ao Terminal Bandeira, em Araguaína/TO
Inscrições: gratuitas, no link ou no local.

 

 
Fim do conteúdo da página