Página inicial > Últimas Notícias > Extensão nas Mídias: Conheça o Olhando para o Céu
Extensão nas Mídias

Extensão nas Mídias: Conheça o Olhando para o Céu

Por Gabriela Cardoso Carneiro Gabriela Cardoso (estagiária Proex/estudante de Jornalismo/UFT)| Edição: Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 15h25 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 09h53

O projeto de extensão “Olhando para o Céu” tem como objetivo proporcionar a observação do céu, com auxílio de instrumentos como telescópios, binóculos astronômicos e óculos para eclipses, para estudantes do ensino fundamental, médio e para a comunidade em geral.

A ação visa promover a alfabetização científica, aproximando os estudantes e a comunidade da prática observacional na ciência, demonstrando, de forma empírica, os conceitos teóricos ensinados, permitindo, assim, a melhora na qualidade do ensino e estimulando o interesse dos estudantes por ciências naturais.

O coordenador do projeto, Adão Lincon, comenta sobre a prática. “A astronomia é uma ciência multidisciplinar e estas características tornam essa ciência especialmente útil para o ensino e divulgação de matemática e ciências exatas. A observação do céu noturno por comunidades é bastante comum no Tocantins, especialmente nas regiões distantes dos centros urbanos, onde a luminosidade artificial causa menos ofuscamento”.

A equipe do projeto é formada pelo coordenador, Adão Lincon Bezerra; o bolsista Pibex, João Victor da Silva Ramos; e demais integrantes que se reúnem para observação dos astros ao final do período vespertino e início do período noturno (17h30 às 20h).

Durante a execução do projeto já foram observadas crateras lunares, fases do planeta Vênus, o último eclipse solar (28/10), observação de Júpiter e suas luas galileanas, entre outros. A ação atinge cerca de 250 beneficiários externos e os locais de observação variam conforme as atividades e o cronograma do projeto. Em caso de dúvidas ou mais informações, acesse o instagram @olhandoparaoceu_uft.

Extensão nas Mídias

A Campanha "Extensão nas Mídias" tem o objetivo de divulgar e dar visibilidade às atividades extensionistas que estão sendo desenvolvidas para a comunidade no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), no ano de 2023, e foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).