Página inicial > Últimas Notícias > Clínica de Direitos Humanos  do curso de Direito da UFT receberá o nome de mulher negra tocantinense
iniciativa

Por Ascom CDH | Publicação: Virgínia Magrin | Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 19h35 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 19h35

A decisão foi tomada pelas membras e membros fundadores da clínica, que realizaram uma consulta para identificar possíveis homenageadas. Após o prazo, cinco mulheres foram indicadas, são elas: Dona Camila, Maria de Fátima Barros, Dona Juscelina, Dona Raimunda e Dona Miúda. Todas são mulheres que em vida lutaram em defesa dos direitos humanos, em especial das suas comunidades e agora serão homenageadas pela Clínica de Direitos Humanos (CDH) do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A coordenadora da CDH, professora Gleidy Braga, explicou que  o próximo passo é divulgar amplamente as biografias das mulheres na comunidade acadêmica do curso de Direito  e após essa etapa, realizar no mês de março de 2024, uma eleição interna para escolha da homenageada. " É muito simbólico no mês da consciência negra divulgarmos esse processo, porque acreditamos que essa homenagem será uma forma de valorizar o trabalho dessas mulheres e de contribuir para a promoção da equidade racial e de gênero."

Para a discente Ana Laura Magalhães, do primeiro período de Direito, a CDH amplia a sua perspectiva do que é o Direito: "As trocas com os membros da CDH, os meus colegas discentes e os professores, com certeza, contribuem e contribuirão muito para a minha formação acadêmica e como pessoa, pois, sobretudo, o objetivo central do projeto é a educação em direitos humanos, então a construção de seres humanos conscientes dos direitos fundamentais à dignidade humana, surtirá efeitos também sobre o meu eu, como indivíduo".  Além disso,  a aluna registrou a importância de participar do processo de escolha de uma mulher negra para nomear a CDH. "Acredito que o nome de uma mulher negra tocantinense honra com todos os objetivos que queremos atingir com a CDH e não só isso, participar de todo o processo de indicação dos nomes fez com que eu conhecesse mais profundamente a história dessas mulheres tão importantes, mas que por vezes passam despercebidas dentro do nosso contexto social. Sem dúvidas, torná-las visíveis para a maior quantidade de pessoas é reconhecer a legitimidade de suas lutas e histórias", garantiu a estudante.

Para conhecer um pouco mais sobre essas mulheres, a CDH criou o e-book que pode ser acessado clicando aqui

Histórico da CDH
A professora Cris Roque, coordenadora do curso de Direito, explicou que a ideia da clínica surgiu em 2022, no processo de transformação do Curso após o projeto pedagógico de curso (PPC) de 2021. Em 2023,  o projeto foi cadastrado na UFT como um projeto de extensão interdisciplinar, cujo principal objetivo é promover a Educação em Direitos Humanos - EDH através da extensão jurídica, por meio de ações formativas e colaborativas entre saberes acadêmicos e grupos da sociedade civil, visando a promoção dos direitos humanos.

marcador(es): Direito,Home