Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT é destaque em premiação da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia
Início do conteúdo da página
reconhecimento

UFT é destaque em premiação da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia

Por Virgínia Magrin e Ascom da Secretaria Municipal de Educação de Palmas | Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 11h37 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 11h37

Em sua oitava edição, a Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), do município de Palmas, movimentou escolas e universidade na última semana com intensa programação voltada para a pesquisa científica e a demonstração de projetos inovadores, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, onde foram realizadas exposições de projetos, apresentações culturais e palestras. O fechamento da feira foi no dia 16 de novembro, com a premiação da Mostra Ciêntífica. A UFT foi destaque em duas categorias - Graduação e Pós-graduação.

Na Categoria Graduação o projeto Aplicação de Leveduras Autóctones de Frutos Amazônicos em Processo de Panificação, do acadêmico Guilherme Soares Lopes, sob a orientação da professora Cláudia Auler, conquistou o segundo lugar. O terceiro também foi para a UFT nesta categoria, com o projeto Do Quintal à Mesa: O Hibisco como panc e seu potencial nutricional e enquadramento nos ODSs, dos acadêmicos Maria Olivia dos Santos Oliveira e Maria Alencar da Macena, orientado pela professora Glêndara Martins.

Na categoria pós-graduação só deu UFT. Em 1º lugar ficou o projeto Avaliação da combinação de diferentes métodos de extração e solventes eutéticos para obtenção de compostos bioativos de Taturubá, da estudante Gabriela Fonseca Leal, sob a orientação da professora Glendara Martins. Em 2º legar o projeto Prospecção fitoquímica e caracterização físico-química do fruto puçá- preto da acadêmica Romilda Ramos da Silva, também orientado pela professora Glêndara Martins. Em 3º lugar estava o projeto do Uso de robôs em intervenções no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista (tea) com vistas à promoção da cidadania digital, das acadêmicas Héllen Souza Luz e Simone Arruda Irigon, com a orientação do professor George França dos Santos.

Reconhecimento

Quatro dos projetos premiados estão ligados ao curso de Engenharia de Alimentos e isso é motivo de alegria e comemoração para o colegiado. A professora do curso e uma das premiadas, Glêndara Martins, explica que os prêmios da categoria graduação são de projetos que exploram a biodiversidade e riqueza da região, agregando valor a elas. Ela menciona ainda, que assim como os da graduação, os trabalhos da pós exploram a biodiversidade nativa, agregam valor para a geração de renda, para trazer oportunidade de empreendedorismo para essas comunidades que já produzem e exploram esses frutos que são oriundos do extrativismo: “Isso mostra a inovação que a universidade faz, entrega para a sociedade, quando esse reconhecimento vem por agentes externos da universidade. Mostra também que o colegiado de alimentos está sempre inovando, entregando a sociedade produtos e processos de qualidade”.

Para Cláudia Auler, uma das premiadas do dia, “o prêmio não é apenas uma vitória pessoal, mas também dos cursos envolvidos e da UFT que saem com a imagem fortalecida e cada vez mais conhecidos por sua capacidade de gerar soluções que utilizem a rica biodiversidade do cerrado e da Amazônia de forma sustentável”. Afinal, “ao explorar as leveduras autóctones de frutos amazônicos, o trabalho não só abre portas para inovações na panificação, mas também enfatiza a necessidade urgente de abraçarmos práticas sustentáveis em nossas pesquisas e na aplicação do conhecimento”, garante ela.

Para o titular da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professor Fábio Chaves, a qualidade dos projetos apresentados surpreendeu tanto o público quanto os avaliadores desta edição da Feira. “Esses três dias foram de bastante aprendizagem e reflexão. Reflexão no sentido de compreender que nós estamos passando por um momento muito importante aqui na nossa comunidade, pois tivemos a oportunidade de presenciar apresentações incríveis. Tivemos aqui abordagens relacionadas a culturas de produção agrícola, de produção de vegetais da nossa região, produtos com viabilidade econômica para a comunidade, questões até mesmo musicais da região. Não é um evento educacional, mas um traço cultural muito forte”, destacou o secretário.

O gestor elogiou a atuação dos professores no direcionamento das pesquisas e apresentações dos trabalhos e disse que foi uma experiência para a vida. “A gente pôde identificar que as nossas crianças se preocuparam muito sobre a orientação do mundo. A representar não só a inovação, mas também a cultura que todos eles e todos nós vivemos aqui no Brasil e isso devemos muito ao comprometimento dos nossos professores, dos nossos funcionários administrativos que têm levando isso para a educação, para o aprendizado, eles têm realmente agido de forma muito significativa na transformação dessa cidade e da sociedade como um todo”, pontuou.

Fecit

A Fecit já faz parte do Calendário Oficial do Município e é realizada anualmente pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio de parcerias e do apoio de diversas instituições, com a finalidade de investir na formação científica de alunos da rede pública e privada, nos diversos níveis e modalidades de ensino, oferecendo várias atividades, como: oficinas, palestras, debates, apresentações artísticas e exposição de trabalhos científicos elaborados pelos estudantes.

Este ano, empreendedorismo e inovação estavam presentes na maioria dos vencedores de diferentes categorias, como é o caso do primeiro colocado, da categoria Ensino Fundamental II, projeto ‘Picolé Empreendedor’, da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Luiz Gonzaga e do segundo lugar da categoria Ensino Fundamental I, conquistado com o projeto ‘Condicionador Orgânico’, desenvolvido por alunas do 5º ano, da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar. Na categoria Educação Infantil, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantiga de Ninar inovou e conquistou o primeiro lugar com o projeto ‘Tintas Ecológicas’.

Confira os vencedores da Fecit 2023:

Resultado Geral Fecit 2023

Vencedores da Semana da Alimentação

 

Fim do conteúdo da página