Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Extensão sobre Ensino de Braille teve último encontro nesta quinta-feira (16)
Jornalismo

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 18h09 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 10h28

Nesta quinta-feira (16), foi finalizado o curso de Extensão sobre o Ensino do Sistema Braille, do curso de Jornalismo. O curso de extensão é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc), com o apoio do Projeto de Iniciação Pedagógica do curso de Jornalismo (Inovajor) e participação da Coordenação Estudantil (COEST) e setor de Acessibilidade da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Gaziane Pacine Rodrigues é a professora responsável pelo ensino do sistema braille no projeto e contou um pouco da importância de se trabalhar o ensino do braille na alfabetização: "A Seduc tem um curso de aperfeiçoamento na área da deficiência visual, para que os professores estejam melhor capacitados e seguros para trabalhar com as crianças com deficiência visual. Os professores neste curso aprenderam o sistema Braille em si, mas também a fazer a parte da alfabetização Braille e os recursos adaptados para que elas possam trabalhar essa alfabetização com essas crianças".

Andréia Ribeiro é professora na Escola Municipal Brasil Para Todos, em São Salvador (TO), e também uma das alunas do curso. Ela explica o que a despertou a participar do projeto: "O que me motivou a fazer o curso foi o fato de eu ter uma aluna cega.  Com o curso, pretendo buscar novas metodologias pra estar aperfeiçoando o ensino e aprendizagem dela", contou.

Para a professora Fátima Albuquerque, coordenadora do Inovajor, esse projeto de extensão "é um marco que pode ser chamado de abertura da acessibilidade e da inclusão do colegiado de jornalismo, uma vez que a universidade vem buscando se aprofundar e atender as demandas da acessibilidade e da inclusão pedagógica".

A coordenadora do Inovajor conta que o resultado da primeira edição do projeto foi um sucesso: "Teve uma série de coisas que foi nos motivando a abrir este curso e eu acredito que foi um êxito. Foi uma experiência, foi a primeira experiência do curso, mas tivemos muita felicidade porque a Seduc tem um pessoal muito comprometido e experiente", disse.

O curso contou ainda com um documento elaborado para facilitar o entendimento sobre o sistema de ensino braille. Para consultá-lo, clique aqui.