Página inicial > Últimas Notícias > Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo trouxe discussões a respeito do uso da tecnologia na atuação profissional
Semanau

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 10h01 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2023, 14h08

A Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo (Semanau) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ocorreu entre os dias 06 e 10 de novembro, no Câmpus de Palmas. O evento é direcionado a estudantes, professores e profissionais da área de Arquitetura, Urbanismo e Engenharias.

O tema da Semanau 2023 é “Tecnologias em Arquitetura e Urbanismo: Projeto, Construção e Uso”. O objetivo foi trazer conhecimento sobre tecnologias aplicadas da fase de concepção de projeto à fase de uso, operação e manutenção do ambiente construído, conforme explica a professora e organizadora Heliara Costa: “É o evento mais importante do curso de Arquitetura e Urbanismo. Com o tema sobre tecnologia, a gente quer discutir que, mesmo com a obra pronta, as tecnologias continuam atuando”.

Heliara acrescenta que trazer profissionais de outras áreas também serve como atualização para a formação dos alunos. “Alguns temas que não são trabalhados em sala de aula são trazidos durante a Semanau”. A estudante do segundo período, Thayla Nunes Abreu, participa pela primeira vez da Semanau e estava interessada em participar da oficina de AutoCAD: “É muito interessante porque traz mais conhecimentos para os alunos e nos dá mais bagagens para a nossa carreira futura”.

Programação

O professor Arivaldo Leão de Amorim (UFBA) trouxe um paradigma que está sendo discutido nesse momento: a modelagem da informação da cidade. “Isso é construir um modelo que represente a cidade na sua complexidade de forma, topografia, texturas, mas não só dos seus aspectos físicos, como também dos operacionais: mapeamento de uso do solo e legislação, por exemplo”. Ele ressalta que muitos profissionais, especialmente no poder público, precisam se atualizar sobre o assunto.

A programação ainda contou com palestras, oficinas, minicursos, visitas técnicas e exposições, especialmente dentro dos temas: BIM (Building Information Modeling), arquitetura paramétrica, IoT (Internet of Things - Internet das Coisas), novas tecnologias de construção, gestão, operação e manutenção, tecnologias para conforto, entre outras.

O evento também teve um momento especial no Dia do Urbanista (Dia 08 de novembro), com uma roda de conversa entre professores do curso e profissionais, parceria com a realização da Feira das Manas dentro da programação e o encerramento no Parque dos Povos Indígenas em discotecagem da DJ Gabi Grammont.

Confira a página do evento com programação completa

marcador(es): Palmas,Home,Arquitetura