Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o III Seminário de História das Ideias Linguísticas
Início do conteúdo da página
oportunidade

Inscrições abertas para o III Seminário de História das Ideias Linguísticas

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 11h41 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 08h35

Nos dias 23 e 24 de novembro será realizado, no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Porto Nacional, o III Seminário de História das Ideias Linguísticas. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL) e o Programa de Pós-Graduação em Letras, com recursos do PAEP-CAPES. Os interessados devem se inscrever na Plataforma de Eventos da UFT

Os recursos da PAEP permitiram trazer especialistas da área de diversas regiões do país, com os seguintes convidados: Élcio Aloisio Fragoso (UNIR), Bruno Molina Turra (UNIANCHIETA),  Ana Claudia Fernandes Ferreira (UNICAMP), Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC) e Gabriel Leopoldino dos Santos (IFSP). Confira a programação completa aqui.

O tema

O evento tem como finalidade desenvolver, na UFT e no norte do Brasil, uma área cada vez mais importante da Linguística, a História das Ideias Linguísticas (HIL), objeto de interesse de pesquisadores das mais importantes universidades do mundo. Essa linha de pesquisa abriga trabalhos que se dediquem à epistemologia e à história do conhecimento linguístico. “Por tocar em temas que podem ser facilmente trabalhados de forma lúdica, a História das Ideias Linguísticas tem um grande apelo para o grande público, sendo a atração de pessoas de fora da universidade, também uma das finalidades do evento”, explica José Edicarlos de Aquino, docente do curso de graduação e mestrado em Letras da UFT e coordenador do Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL). 

Aquino esclarece ainda, que no país, os estudos nesse domínio do conhecimento estão concentrados nas regiões sul e sudeste e que o evento procura estabelecer relações de trabalho com pesquisadores brasileiros, permitido o contato com pesquisas de ponta na área e, desse modo, contribuir para a formação dos alunos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins e promover o contato com as questões linguísticas próprias da região norte do Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página