Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Opaje participa de evento internacional, nesta quinta-feira (26)
Início do conteúdo da página
Internacional

Opaje participa de evento internacional, nesta quinta-feira (26)

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 17h21 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 17h37

Com o tema "A comunidade frente à comercialização", o Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje/UFT) participará, nesta quinta-feira (26), da Semana Internacional do Acesso Aberto, na Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta, que ocorre entre os dias 23 e 29 de outubro.

O tema deste ano fomenta uma conversa sobre os enfoques da ciência aberta que priorizam os melhores interesses do público e da comunidade acadêmica e aqueles que não o fazem. Para debaterem sobre isso, uma mesa-redonda será realizada, promovida pelo Opaje/UFT durante a International Open Access Week 2023.

 Os palestrantes serão os professores da opaje: Gilson Porto Jr, José Lauro Martins e  Fernando Quaresma. A transmissão ocorrerá no canal do Youtube da Opaje, às 15h30.

Sobre a Recomendação da Unesco sobre a Ciência Aberta

Adotada por seus 193 Estados-membros, a Recomendação da UNESCO sobre a Ciência Aberta destaca a necessidade de priorizar a comunidade para aumentar a comercialização, quando nos chamamos para prevenir a prática de atividades acadêmicas que fomentam a "extração não equitativa das vitórias" derivadas das atividades científicas financiadas com fundos públicos" e busca apoiar "modelos de publicação não comercial e modelos de publicação colaborativa sem gastos de processamento de artigos".

Se nos centramos nestas áreas, podemos alcançar a visão original esboçada quando se define pela primeira vez o acesso aberto: "uma velha tradição e uma nova tecnologia convergem para tornar possível um bem público sem precedentes". 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página