Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Direito da UFT promove roda de conversa no Case
Visita técnica

Curso de Direito da UFT promove roda de conversa no Case

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 17h09 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 14h42

No último sábado (21), os estudantes do curso de Direito, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveram uma roda de conversa com os adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas (Case), para dialogar sobre a Proteção Integral Através da Vivência no Sistema Socioeducativo - Histórias de Vida

A atividade é fruto da parceria com o Case e foi orientada pelas professoras Cristiane Roque, coordenadora do curso de Direito; e Alyne Magalhães, mestranda e professora convidada no curso. A roda de conversa também contou com o acompanhamento da Clínica de Direitos Humanos da UFT, com a presença da professora Gleidy Braga.

O  diálogo entre as instituições é importante para proporcionar o desenvolvimento da concepção dos alunos acerca da realidade da socioeducação. “É sempre bom desenvolver atividades desse tipo, pois os alunos têm muito interesse e vontade de conhecer essas instituições e, por isso, sempre que possível, busco levá-los a esses espaços”, afirma a professora Cristiane Roque.

A aproximação dos alunos com a comunidade externa é uma das características que a extensão acadêmica pode proporcionar. “A visita ao Case de Palmas foi muito relevante para a experiência acadêmica dos alunos da disciplina de Prática Extensionista, tendo em vista que puderam observar de perto a realidade dos internos e trocar experiências no momento da roda de conversa realizada. Os alunos participaram de forma muito produtiva e coesa, souberam conduzir bem e gerir toda a visita”, comenta a professora convidada, Alyne Magalhães.

“Como coordenadora da Clínica de Direitos Humanos, é de extrema importância acompanhar essas visitas in loco para conhecer a estrutura, os projetos que estão sendo desenvolvidos e, também, fazer escuta direta dos adolescentes em conflito com a lei. Toda essa articulação pode favorecer, em um futuro próximo, a elaboração de projetos em parceria com a Universidade, por meio da Clínica”, pontua a professora Gleidy Braga.

Segundo o acadêmico de Direito, Daniel Gonçalves, a experiência na roda de conversa foi muito respeitosa, de modo que todos aprenderam uns com os outros, sem qualquer hierarquia educacional. “Eu tive a oportunidade de conhecer as histórias de luta e dificuldades dos meninos internados no Case. Como aluno, além de ouvir e aprender com as experiências de vida deles, também pude contribuir contando um pouco da minha história. Toda a discussão se deu em torno da importância de seguir um caminho de melhora tendo o ensino como ponte para mudança no projeto de vida. Durante a roda de conversa em diversos momentos foram esclarecidos pontos sobre o curso de Direito e a importância de que eles tivessem conhecimento e buscassem possibilidades para que pudessem retornar ao convívio social sem se deixar influenciar pelo seu passado”, declara.

Egresso do curso de Direito da UFT, Gabriel Neto é agente de segurança do Case e ressalta a importância da visita para os internos. “As ações na unidade contribuem de uma forma muito significativa para os adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa. Nesse sentido, a partilha das experiências acadêmicas através da roda de conversa abre novas possibilidades para que os internos acreditem na possibilidade de ingressarem na Universidade e, para além disso, é também uma forma de intersetorialidade entre o Case e a UFT”, conclui.

marcador(es): Direito,Home