Página inicial > Últimas Notícias > Dia de celebrar o profissional que cuida da nossa saúde e bem-estar: o médico
Datas Comemorativas

Dia de celebrar o profissional que cuida da nossa saúde e bem-estar: o médico

Por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 07h33 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 21h32

Em 18 de outubro é dia de comemorar o Dia do Médico, o profissional que dedica sua vida a cuidar da saúde e bem-estar, individual e coletiva.

A data teve sua origem associada a São Lucas, o evangelista e médico, que é considerado o padroeiro dos médicos. A escolha é uma homenagem a ele e ao seu legado na medicina e na escrita do terceiro Evangelho e do livro de Atos dos Apóstolos, na Bíblia.

"Todos nós temos na memória datas em que um médico fez a diferença nas nossas vidas: seja na realização de uma cirurgia, no nascimento de um filho ou no consolo nos momentos de perda ou de situações difíceis. Para os alunos de Medicina, momentos como esses foram essenciais para a motivação na escolha da futura profissão. E esse realmente deve ser o objetivo da profissão, impactar positivamente na vida das pessoas. Transformar, através do seu trabalho, para melhor a vida de seus pacientes", é o que pontua o Dr. Adelmo Aires Negre, urologista e coordenador do curso de Medicina da UFT.

O Dia do Médico é uma oportunidade para destacar o papel essencial das universidades na formação desses profissionais. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), o curso oferece uma base sólida em ciências médicas, ética e prática clínica, preparando os futuros médicos para atender às necessidades de saúde da sociedade. O coordenador do curso reforça que "a Escola de Medicina da UFT tem sempre o objetivo de ensinar aos alunos a guardar absoluto respeito pelo ser humano e atuar sempre em seu benefício. Esse é um dos princípios fundamentais da Medicina. Por outro lado, o estudante aprende que é direito do Médico ser tratado com dignidade e evitar quaisquer situações que prejudiquem o bom relacionamento com os pacientes ou o pleno desempenho profissional".

Atualmente, o curso de Medicina da UFT conta 482 alunos matriculados no Câmpus de Palmas e já formou 775 egressos até o semestre 2023/1.

Além disso, a UFT disponibiliza 7 laboratórios para práticas e estudos dentro da instituição, enriquecendo a formação dos futuros médicos, são eles:

Laboratório de anatomia humana e fisiologia;

Laboratório De Cito-histologia e Anatomia Patológica;

Laboratório de Bioquímica, Imunologia, Genética, Farmacologia e Patologia Clínica;

Laboratório de Microbiologia Clínica e Parasitologia Humana;

Laboratório Enfermaria Modelo;

Laboratório de Técnicas Cirúrgicas;

Laboratório de Fundamentos de Enfermagem.

Além do o Museu de morfologia (onde são realizadas algumas atividades de extensão, como a restauração de peças ósseas).

E ainda tem campos para prática médica fora da UFT, incluindo:

Hospital Geral de Palmas;

Hospital Infantil;

Ambulatório Professora Isabel Auler – Apia;

Hospital e Maternidade Dona Regina;

Hospital Padre Luso;

Unidades Básicas de Saúde do Município de Palmas;

Centro de Serviços Compartilhados de Saúde;

Instituto Médico Legal;

Hospital do Amor (em finalização de credenciamento);

Além de 14 municípios do Tocantins para a prática de internato rural.

No Tocantins, são mais de 4.000 profissionais ativos distribuídos pelos 139 municípios, mas a maior parte dos cadastros se concentra em Palmas.

Dr. Adelmo Aires Negre acredita que "o  Brasil precisa de profissionais bem formados em cursos de Medicina com campos de estágio adequados no SUS. Os  preceptores devem ser médicos capacitados, com vínculos empregatícios e remuneração digna, conforme previsão legal. É necessário, ainda, estabelecer políticas públicas que favoreçam a atração e a fixação do médico recém-formado em áreas remotas e de difícil provimento de profissionais".

A Escola de Medicina da UFT possui 83 docentes, dentre os quais estão a Dra. Receba Garcia de Paula, médica pediatra e preceptora de pediatria, que se emociona com ao lembrar sua trajetória. “Eu amo a medicina, amo a pediatria, amo meus pacientes, mas também amo ser professora de futuros médicos e como docente e preceptora da UFT é um privilégio poder acompanhar e influenciar tantas vidas e espero, com meu trabalho, estar fazendo a real diferença na vida de cada uma delas”.

À medida que continuamos a enfrentar desafios de saúde em âmbito global, a importância dos médicos e da educação médica nunca foi tão evidente. Eles desempenham um papel fundamental na formação desses profissionais e na pesquisa médica. Da mesma forma, destacamos a importância dos médicos para o Estado, que contam com esses profissionais para garantir o bem-estar da população e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

A aluna Zuleika Santiago, do 11º período, afirma que apesar de alguns pontos negativos, a UFT se mostrou uma boa universidade para realizar o curso, pois tem professores majoritariamente capacitados e que apesar dos desafios que surgem no decorrer da formação, na prática dos estágios e principalmente no internato, a UFT entrega estudantes capacitados e pró ativos, prontos a exercer a medicina e com vontade de aprender cada dia mais.

Já o coordenador do curso reforça que "a Coordenação continuará alerta e atuante, junto aos órgãos competentes, em defesa intransigente da boa qualidade do ensino da Medicina e das prerrogativas do médico, em prol de uma assistência à saúde acessível, ética e com qualidade para a população". E ainda parabeniza os médicos e médicas pelo seu dia, especialmente aqueles que fazem parte da História da UFT, professores, colaboradores e egressos.

marcador(es): Palmas,Medicina Palmas,Home