Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifesspa visita Câmpus da UFT e faz tour pela cidade de Palmas
Arquitetura e Urbanismo

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 16h03 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 16h03

No dia 1º de outubro, uma turma de 32 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Câmpus de Santana do Araguaia, esteve em visita técnica à cidade de Palmas e ao Câmpus da UFT.

A visita incluiu uma aula sobre a Arquitetura e o Urbanismo de Palmas no Laboratório de Historiografia da Arquitetura e da Cidade (LAHAC), da Universidade Federal do Tocantins, sob a responsabilidade da  professora e pesquisadora da UFT Patrícia Orfila.

Depois da aula  e de um tour pelo Câmpus, a turma seguiu para a Praça dos Girassóis para conhecer alguns edifícios históricos da cidade, como o Palácio Araguaia e o Memorial Coluna Prestes. "Além do intercâmbio entre duas universidades da Amazônia (Pará e Tocantins), achei interessante também a curiosidade dos estudantes sobre a cidade planejada e a realidade dela para além da propaganda do seu desenho", comentou a professora.

A passagem dos alunos pela cidade não poderia deixar ninguém de fora. A professora Karliane Massari, que acompanhou os alunos durante a visita, contou como o curso se reorganizou para que todos tivessem a chance de participar da atividade: “Essa foi a primeira viagem do curso  fora do Câmpus de Santana do Araguaia e, como foi a primeira, demos a oportunidade para todos os alunos participarem. Mesmo que a viagem tenha algumas disciplinas em específico que foram trabalhadas, a gente abriu para que todas as turmas participassem”.

Karliane enfatizou também sobre as diferenças sociais que puderam ser observadas durante o trajeto pela cidade: “É muito diferente vivenciar isso na prática. Presenciar toda a morfologia da cidade, os espaços públicos, ver suas qualidades, mas também ver seus defeitos. Nisso, eu e o professor Leandro Graziosi, que organizou a viagem, tentamos proporcionar esse olhar aos alunos, não só mostrar a qualidade da cidade de Palmas, mas também ver essa desigualdade presente no projeto da cidade”, disse.

O professor Leandro Graziosi, que acompanhou a turma com  a professora Karliane Massari, ressaltou ainda como a ocasião foi proveitosa para o grupo: “Nós tínhamos contato com a professora Patrícia Orfila, que desenvolve um trabalho super importante a respeito da Historiografia da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil. Então, pensamos que poderia coincidir com a visita à CASACOR, que para os alunos também foi uma experiência muito importante, já que nem sempre ou quase nunca eles têm uma oportunidade de participar desse tipo de evento dessa magnitude”.

A professora Patrícia Orfila comenta como o passeio pela cidade serviu de aprendizado para os alunos: "Após a aula que ministrei sobre o projeto de Palmas, fomos conhecer um pouco do Câmpus e depois percorrer a Praça dos Girassóis. E, como no domingo o sol estava escaldante, todos puderam sentir a capital planejada na sua essência e na condição de pedestres. Todo estudante de arquitetura deveria ter a experiência de caminhar nas ruas e praças de Palmas em pleno sol e levar esse aprendizado para exercício em sala de aula e quando forem praticar seus futuros projetos, tanto de arquitetura quanto de urbanismo", explicou.

Para que essa visita ocorresse, a turma teve que contar com apoio externo e muita força de vontade por parte dos próprios acadêmicos, como explica o professor Leandro Graziosi: “A viagem foi possível graças a duas alunas do curso, Andréa Luiza Fragoso Alencar e Jéssicka Martins dos Santos, e à Secretaria de Educação do município que forneceu o ônibus e apoio financeiro para que pudêssemos ter essa experiência”, disse.

A aluna Victoria de Souza Silva, que está no 8º período, agradeceu a oportunidade que teve e expressou a sua admiração e entusiasmo com a visita: "Foi uma experiência enriquecedora, pois a expectativa que tínhamos era tamanha, mas,  posso afirmar que a experiência adquirida foi muito além do esperado. A visita ao Câmpus nos trouxe grande aprendizado, e nos sentimos bastante acolhidos. As lembranças foram e serão únicas. Pudemos olhar o espaço por duas perspectivas, totalmente diferentes, mas que estão intrinsecamente  interligadas, evocando em nós o cuidado em entender a tamanha complexidade e peso que os profissionais arquitetos e urbanistas carregam, nos fazendo refletir e pensar de maneira melhor e mais responsável", contou.

Victoria destacou ainda a sua vontade de experimentar mais visitas memoráveis como essa no curso: "Foi sensacional trocar ideias e conversas. Espero que tenhamos mais oportunidades exatamente como essa de sair da comodidade mental que nos impede de pensar 'fora da caixa'. Acredito, e tenho plena convicção, que saímos da cidade com pensamentos totalmente reformulados", pontuou.