Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFT é premiado pela Associação Keynesiana Brasileira
Início do conteúdo da página
reconhecimento

Professor da UFT é premiado pela Associação Keynesiana Brasileira

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 14h22 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 14h29

O professor do curso de Economia da UFT, Marcos da Silva Fernandes, teve sua tese de doutorado premiada pela Associação Keynesiana Brasileira, com menção honrosa. O trabalho em questão é fruto do doutorado do professor concluido este ano no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A tese, intitualada “Financeirização e fragilidade financeira: aspectos teóricos e análise empírica das firmas não-financeiras no Brasil entre 2010 e 2019”, contou com a orientação de Noberto Montani Martins. “A análise da fragilidade das firmas brasileiras apresentou que, entre 2007 e 2019, temos uma grande oscilação na posição financeira das firmas dentro da taxonomia minskyana. Essa oscilação aparenta estar associada às mudanças no ciclo de crescimento econômico e de taxa de juros da economia. Já ao analisar o processo de financeirização das firmas, entre 2010 e 2019, não foi possível perceber a adoção de uma estratégia rentista por parte delas, dada a queda na relação entre ativos financeiros e imobilizado e uma baixa participação de receitas financeiras no seu fluxo de caixa”, explicou Fernandes.

Seu trabalhou observou ainda, que ao longo do período de análise as empresas aumentaram o seu nível de alavancagem, podendo esse processo estar associado à uma financeirização dos seus passivos. Além disso, ele relatou que apenas uma pequena parcela dos lucros das firmas foi distribuída na forma de dividendos. “Os resultados do modelo econométrico apresentaram que o aumento na proporção de ativos financeiros no balanço das firmas e o aumento na proporção de lucros distribuídos como dividendos está associado a um menor nível de fragilidade das firmas. Enquanto isso, uma maior dependência de receitas de fontes financeiras e uma maior alavancagem estão associadas a um maior nível de fragilidade financeira”, conclui Fernandes.

O Prêmio

O Prêmio Fernando José Cardim de Carvalho (FJCC) de teses e dissertações da AKB foi criado, nesta versão, em 2019, e tem a finalidade de incentivar a realização de trabalhos acadêmicos teóricos e/ou empíricos relacionados à teoria keynesiana em geral, bem como homenagear os autores de teses de doutorado e dissertações de mestrado com esta perspectiva.

registrado em:
marcador(es): Home,Ciências Econômicas
Fim do conteúdo da página