Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 1º Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação promoveu o diálogo, a inovação científica e consolidou parcerias interinstitucionais e internacionais
Início do conteúdo da página
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

1º Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação promoveu o diálogo, a inovação científica e consolidou parcerias interinstitucionais e internacionais

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 18h02 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 13h40

Foram apenas dois dias de evento, mas o suficiente para que a Universidade Federal do Tocantins (UFT) mostrasse seu potencial científico, sua excelência acadêmica e pesquisas de vanguarda - com destaque para suas inovações científicas e tecnológicas na região da Amazônia Legal, onde a UFT se insere.

Abertura Simpósio_Foto Daniel dos Santos.png

 

Estudantes no Simpósio_foto_Gleyciane Fonseca_arquivo pessoal.jpegO 1º Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFT, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), ocorreu nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de setembro, e contou com a participação - seja presencial ou virtual - de cerca de 400 inscritos.

Entre os ouvintes do evento, estiveram estudantes da graduação e pós-graduação, técnicos, professores - da UFT e outras instituições - e demais interessados nos debates, que acompanharam palestras de pesquisadores brasileiros e estrangeiros e de representantes institucionais - sobretudo, os de agências de fomento à pesquisa científica. O Simpósio marcou, em especial, a inserção da UFT no âmbito da internacionalização institucional.

Raphael Sanzio_simposiociencia_2023-09-27_DanieldosSantos (1).jpg (Foto: danieldossantos)

 

“Ficamos muito felizes em realizar este evento!”, afirmou Raphael Sanzio Pimenta, pró-reitor de Pesquisa da UFT e organizador do Simpósio. “Acredito, firmemente, que ‘pavimentamos’ uma estrada importante para a internacionalização da UFT - que não iniciamos agora, mas, a partir do Simpósio, iremos com mais segurança por este caminho”, destacou o pró-reitor. 

Para o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, o Simpósio foi mais uma demonstração do empenho da UFT na produção e partilha do conhecimento e da inovação, além de sua busca constante em trabalhar em rede com outras instituições e parceiros para o fortalecimento da pesquisa científica.

Luis Bovolato_simposiociencia_2023-09-27_DanieldosSantos (2).jpg (Foto: danieldossantos)“Este evento é um marco em nossa Universidade”, frisou Bovolato. “O Simpósio nos permitiu compartilhar conhecimentos, experiências e ideias, em um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo. Aqui, acadêmicos, pesquisadores e profissionais, de diversos campos, tiveram a oportunidade de trocar perspectivas, explorar novas tendências e estabelecer colaborações que certamente levarão a avanços significativos em suas respectivas áreas de atuação”, destacou o reitor.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), por meio de seu presidente, Márcio Silveira, reafirmou seu compromisso com o fomento à Ciência produzida no Tocantins e destacou a importância do evento organizado pela UFT.

“Queremos uma Ciência pujante no Tocantins, e este tipo de evento é muito importante pelo fato de termos a institucionalidade neste diálogo, na discussão das demandas científicas. No âmbito do atual governo estadual, temos toda a convicção de que investir em Ciência e Tecnologia no Tocantins é fundamental”, afirmou Silveira.

Para o diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo, o potencial científico das instituições tocantinenses ainda pode ser melhor explorado - e instituições como a Fapto, por exemplo, são ideais para se fazer a ponte entre entes externos e pesquisadores. "Temos feito um trabalho cada vez mais ativo de divulgação da atuação da Fapto, de modo a apresentar para o professor pesquisador como ele pode contar com o apoio da Fundação", explica Léo Araújo. "Na área de Inovação, por exemplo, ainda são poucos os projetos desenvolvidos pela UFT em parceria com empresas. Precisamos estruturar nossos portfólios, laboratórios, apresentar o que os pesquisadores estão desenvolvendo para levarmos às empresas, captarmos recursos para os projetos; há muito potencial", afirma. 

Pesquisas, inovações, oportunidades e parcerias

Palestra pesquisas fungos_Foto Gleyciane Fonseca arquivo pessoal.jpegA programação do 1º Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFT foi composta por palestras diversas, ministradas por técnicos e pesquisadores da instituição e por convidados nacionais e internacionais.

As temáticas abrangeram desde tópicos mais amplos - como a formação de startups a partir do conhecimento científico, caminhos para se buscar financiamento para pesquisas, potencial de internacionalização da UFT, entre outros - aos mais específicos em algumas áreas relevantes de pesquisa no Brasil, a exemplo dos programas brasileiros de pesquisa científica na Antártica, Ártico e "Amazônia Azul".

Assista aqui!

Perdeu algum debate do Simpósio ou ficou com vontade de rever uma temática específica?

Todas as palestras ministradas no 1º Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFT estão disponíveis no canal no Youtube da Propesq. 

Lançamento

Durante o Simpósio, ocorreu o lançamento do livro Agroenergy: Renewable and Sustainable Energy (Elsevier, 2023).

Publicada por uma das mais renomadas editoras do mundo científico e sob a curadoria de três professores pesquisadores da UFT - Lina María Grajales Agudelo, Juan Carlos Valdés Serra e Erich Collicchio -, a obra, uma coletânea internacional de artigos acadêmicos, reúne 69 cientistas de nove países e 18 instituições de ensino e pesquisa. 

Ao longo das três seções da obra - cujo foco é o da sustentabilidade e seus aspectos relacionados à Agroenergia -, os autores apresentam seus trabalhos inovadores nas áreas de produtividade agrícola, produção de biocombustíveis com base na geração de matérias-primas e tecnologias de produção de bioenergia.

“A ideia de lançarmos este livro partiu da nossa vontade de mostrarmos os trabalhos que os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Agroenergia e Agroenergia Digital (PPGA | PPGA Digital - UFT) vêm desenvolvendo”, conta Lina Grajales, uma das organizadoras da edição. “Assim, começamos reunindo trabalhos de vários pesquisadores, docentes e alunos do Programa e, em seguida, convidamos pesquisadores ao redor do mundo, que também trabalham a temática da Agroenergia”, explica.

Pesquisadores PPGA Digital no Simpósio e lançamento do livro_Foto Gihane Scaravonatti.jpeg

O livro Agroenergy: Renewable and Sustainable Energy pode ser adquirido no site da Elsevier, e está disponível nos formatos físico e digital. Clique AQUI para mais informações.

Parceria científica internacional

Marcando o encerramento das atividades do Simpósio, na tarde de quinta-feira (28) foi assinado um termo de parceria científica entre a UFT e pesquisadores estrangeiros.

A partir do acordo, os pesquisadores passam a promover, no âmbito dos cursos de pós-graduação da UFT e exterior, o intercâmbio de suas ações de ensino e pesquisa - bancas, cursos, co-orientações, projetos e outras.

Sobre a Sexta com Ciência

Sexta com Ciência é uma seção especial de divulgação científica, para você que quer conhecer mais sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos pesquisadores da UFT, nas mais diversas áreas do conhecimento. Acesse todas as matérias AQUI!

Esta seção semanal é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) com a Superintendência de Comunicação (Sucom), em prol da disseminação e popularização da Ciência.

Fique ligado: toda sexta-feira - no portal e redes sociais da UFT - é dia de Sexta com Ciência!

 

Fim do conteúdo da página