Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo é comemorado por alunos e professores do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental
Início do conteúdo da página
Arraias

Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo é comemorado por alunos e professores do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental

Por Caroline Carvalho | Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 16h50 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 18h58

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo. Para celebrar a data, os alunos e professores do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental do Câmpus de Arraias prepararam uma noite recheada de atividades culturais que emocionaram, surpreenderam e ratificaram a importância do profissional de turismo para o desenvolvimento e a transformação dos locais onde atuam. 

As atividades tiveram início às 19h, a partir da fala da Professora Dra. Adriana Demite Carvalho, diretora do Câmpus de Arraias, que deu as boas vindas aos participantes e convidados. A docente ressaltou a importância do curso, principalmente para a formação de futuros turismólogos. Ressaltou também que o turismo desempenha um papel fundamental na sociedade e é um dos principais fatores de interação humana e de integração política, cultural e econômica num mundo cada vez mais globalizado, em todos os seus aspectos.

Em seguida, a coordenadora do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, professora Edilene Adelino Pequeno, comentou a importância do profissional de turismo, que é responsável pelo planejamento de ações e execução de projetos que fomentam e impulsionam a atividade. Diante disso, a programação contou com uma exposição fotográfica, rodas de conversas, gamificação, gastronomia e apresentações culturais.

 

Exposição Fotográfica: Trajetórias e Histórias - a jornada profissional do estudante de turismo

A exposição traz imagens da jornada traçada pelos estudantes do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, em sua trajetória até a formação profissional. São imagens de um acervo de 2017 até os dias atuais que mostram os momentos vividos pelos discentes em atividades de campo, visitas técnicas e organização de eventos. Esta exposição teve a curadoria das professoras Shirley de Sá Peixoto e Ana Cláudia Sampaio; e a elaboração do conteúdo pelas monitoras do Laboratório de Eventos.

Cozinha Show: Sorvete de Mandioca e Croc Croc de Baru

Organizado pelo Laboratório de Gastronomia, com a professora Cecília Reis à frente da coordenação da Cozinha Show, juntamente com o egresso Jader Vinícios e a graduanda Silvana Cardoso - que também é empreendedora na Siil Cakes: confeitaria artesanal -, ambos do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, foi um espaço onde a culinária se transformou em um espetáculo ao vivo, oferecendo aos espectadores a oportunidade de vivenciar a gastronomia de uma maneira única e interativa.

Nesses espaços, os chefs puderam explicar o processo de preparação, compartilhar dicas e truques culinários, promovendo a culinária e a gastronomia de uma maneira interativa e educacional, proporcionando, também, uma experiência sensorial completa que envolveu a visão, o olfato e o paladar.

Nesta proposta, a graduanda Silvana Cardoso, premiada no mesmo festival, em 2018, fez a apresentação do prato Croc Croc de Baru, uma “farofinha crocante” feita da castanha do Baru, adocicada com brigadeiro de chocolate e pé de moleque com a própria castanha. Já o egresso Jader Vinicios, que conquistou o primeiro lugar na edição de 2017 do Festival Gastronômico de Arraias, fez a fusão entre sabores locais e técnicas culinárias inovadoras, na apresentação do sorvete de mandioca emulsificado pela própria raiz, sem nenhum aditivo químico. 

"O sucesso de Jader e Silvana no Festival Gastronômico de Arraias é uma prova de que a paixão pela gastronomia pode encontrar seu lugar ao lado dos estudos em turismo. Suas capacidades de contar histórias através da comida e de apresentar o melhor que Arraias tem a oferecer é uma inspiração para todos os amantes da culinária e do turismo", comenta a professora Ana Paula Garcia.

Gamificação e Turismo: experiências turísticas mediadas pela tecnologia digital

Organizado pela Professora e Turismóloga Ana Paula Garcia, a atividade proposta sobre Gamificação visou proporcionar uma experiência para os alunos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, como possibilidade de diversificar a oferta turística local de forma inovadora.

A Gamificação é um conceito que define atividades lúdicas baseadas no ambiente de jogos com objetivos de lazer, educação e divulgação. Inspirada na dinâmica de “missão e recompensa”, gerando engajamento e interatividade. Diante disso, a professora apresentou a proposta do aplicativo desenvolvido para a Matriz do Pilar, da cidade São João del-Rei, Minas Gerais, pensado durante sua pesquisa de dissertação de mestrado, que enaltece a arte, a cultura e o patrimônio histórico de uma igreja do século XVIII do período colonial.

Roda de Conversa: O cinema como vetor para atração turística local

A adoção do cinema como estratégia de divulgação é uma das grandes tendências do turismo mundial, aumentando o número de turistas nos países que investem neste segmento.

O Instituto de Línguas Estrangeiras, Cultura e Tecnologias - ILECT, coordenado pelo Professor Leonardo Rodrigo Soares, convidou o ator e produtor cultural Murilo Grossi para a roda de conversa: o cinema como vetor para atração turística local. Atuante no teatro e na televisão, o ator é morador da cidade de Arraias e contribui com ações culturais na cidade. 

Apresentação Cultural

Coordenada pela Professora Valdirene Jesus Gomes, as atrações culturais foram apresentadas por alunos e egressos do Curso de Turismo. Inicialmente, a  aluna Laynielly da Silva apresentou um repertório de Música Popular Brasileira, em voz e violão, e a aluna Katiane Pereira recitou algumas poesias de sua autoria sobre as dores e as delícias da atuação do profissional do Turismo. 

Para finalizar a noite, houve a apresentação cultural da Suça, também conhecida como Súcia, Sussa e Sússia, originada ainda na época da escravização, no processo de exploração do ouro no nordeste goiano.

A súcia apresenta música, dança e batuque, ou seja, é todo um conjunto. O som puxa a melodia, a melodia puxa a dança e os movimentos e, assim, toda a coreografia é formada. O batuque, sempre com som intenso, dá compasso aos dançarinos; as músicas, bem entoadas, cantadas em coro, “ pergunta ” e “ responde ”.

Nesse sentido, o projeto “Suça - Interligando Identidades”, procura identificar os mestres que tenham total domínio da origem da dança para que possam registrar de forma escrita e gravada, realizar oficinas, cursos, mobilização de toda comunidade e órgãos competentes, para salvaguarda da manifestação cultural.

Toda a organização foi realizada pelos laboratórios de Eventos, Gastronomia e Ecoturismo do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da UFT, sob a coordenação das Professoras Edilene Pequeno, Ana Paula Garcia, Valdirene de Jesus, Cecília Reis, Ana Claudia Sampaio, Shirley Sá Peixoto, Leonardo Soares e as monitoras do Laboratório de Eventos: Isadora dos Santos, Marielly Avelino, Crislorraine dos Santos, Katiane Pereira e Brena Cezario.

 

Fim do conteúdo da página