Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia está com últimas vagas disponíveis: inscreva-se agora!
Início do conteúdo da página
últimas vagas!

Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia está com últimas vagas disponíveis: inscreva-se agora!

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 22h24 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 13h37

Cerca de 400 pessoas são aguardadas para o evento, que contará com palestrantes científicos renomados - nacionais e internacionais!

O 1º Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está "em contagem regressiva" para o preenchimento de suas últimas vagas. O evento, que ocorre na próxima semana - nos dias 27 e 28 de setembro - é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) e deve receber cerca de 400 pessoas, entre palestrantes - nacionais e internacionais -, estudantes de graduação e pós-graduação - da UFT e outras instituições -, representantes de agências de fomento de pesquisa, além de outras pessoas da comunidade interna e externa, interessadas nos debates acadêmico-científicos.

As inscrições são gratuitas: clique AQUI e garanta uma das últimas vagas neste evento científico inédito no Tocantins! 

LEIA TAMBÉM: Vem aí, um evento científico de peso para o Tocantins!

Enquanto isso, na "Sala de Ciência"...

Desde segunda-feira (18), um grupo de estudantes e professores pesquisadores latino-americanos - vindos de partes diversas do Brasil e outros países do Continente - estão reunidos para as aulas teóricas e práticas do curso internacional Estratégias seguras para o controle de micotoxinas em frutas e grãos - UNU Biolac

O evento, que recebeu financiamento da Organização das Nações Unidas (ONU) - por meio de sua Universidade das Nações Unidas (UNU) -, antecede a abertura oficial do Simpósio e contemplou, por meio de edital lançado pela Propesq, a participação presencial de 20 estudantes latino-americanos - entre brasileiros e estrangeiros -, além de estudantes que foram classificados para as vagas on-line do curso. 

Composto por uma série de módulos, a formação está capacitando estudantes latino-americanos de cursos de pós-graduação com conhecimentos básicos sobre a ocorrência de micotoxinas - substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos e que podem afetar culturas de cereais, sementes e frutas, sendo estas toxinas prejudiciais a animais e seres humanos. De acordo com dados da Food and Agriculture Organization (FAO) - a agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura -, cerca de 25% dos alimentos no mundo estão contaminados por micotoxinas.

No curso UNU Biolac que está sendo ministrado na UFT, aulas teóricas e práticas abordam análise, prevenção e desintoxicação em frutas, grãos e derivados. "Também estão sendo mostradas e discutidas, em detalhes, as experiências exitosas em estratégias biotecnológicas na prevenção e desintoxicação de micotoxinas, desenvolvidas pelos docentes ministrantes do curso", destaca o Raphael Pimenta, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFT. 

A programação do curso segue até a próxima sexta-feira, 29 de setembro

Novas amizades, parcerias e proximidade científica latino-americana

A professora Mariana Gonda, do Departamento de Biociencias da Facultad de Química, na Universidad de la República (Uruguai), é uma das ministrantes dos módulos do curso UNU Biolac que está sendo desenvolvido na UFT. Nesta sexta-feira (22), sua aula teórica abordava, entre outros tópicos, as aflatoxinas - um tipo de micotoxinas produzidas por determinados fungos. 

"Estudar onde e em que condições se produzem estes compostos - tóxicos a animais e seres humanos - já é algo que vem sendo estudado há anos pela Ciência". frisa Mariana. "O que viemos estudando, agora, é como controlá-los, para que não se apresentem nos alimentos, para que não ocorra a contaminação". 

Para o colombiano Diego Mauricio Caballero, médico veterinário e, atualmente, mestrando em Qualidade e Segurança de Alimentos, o curso contribui tanto com sua formação acadêmica quanto pessoal.

"Este curso está me dando as bases para conhecer a rastreabilidade e a contaminação que pode ocorrer num alimento, ao longo de toda a sua cadeia produtiva", explica Diego. 

Egressa da UFT - na graduação, mestrado e doutorado -, a professora Eskálath Morgana Silva, docente da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), participa do curso não somente como aluna, mas, ainda, como organizadora da atividade - a convite do professor Raphael Pimenta, com quem desenvolve trabalhos científicos em parceria.  

Para ela, a atividade é uma excelente oportunidade para se aprimorar na sua área de atuação, além de proporcionar a construção de novas parcerias acadêmicas. "É uma possibilidade de construir networking com cientistas participantes de vários grupos de pesquisa e com pesquisadores renomados dentro da área de Biotecnologia e Bioinsumos", destaca Morganna. 

Sobre a Sexta com Ciência

Sexta com Ciência é uma seção especial de divulgação científica, para você que quer conhecer mais sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos pesquisadores da UFT, nas mais diversas áreas do conhecimento. Acesse todas as matérias AQUI!

Esta seção semanal é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) com a Superintendência de Comunicação (Sucom), em prol da disseminação e popularização da Ciência.

Fique ligado: toda sexta-feira - no portal e redes sociais da UFT - é dia de Sexta com Ciência!

Fim do conteúdo da página