Página inicial > Últimas Notícias > 1ª Semana Tocantinense de Filosofia da Física e da Cosmologia acontece entre 25 e 27 de setembro
Evento

Por Glenda Barros | Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h13 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 14h25

Entre os dias 25 e 27 de setembro, a Universidade Federal do Tocantins realizará a 1ª Semana Tocantinense de Filosofia da Física e da Cosmologia. O evento do curso de Licenciatura em Filosofia conta com nomes de peso para guiar os debates e está com inscrições abertas.

A abertura da Semana começa com palestra do professor Osvaldo Pessoa Junior (USP). ''A Filosofia da Física é a área que discute os problemas não resolvidos da descrição que a Física faz do mundo. Muitos desses problemas estão na fronteira da pesquisa física atual, em áreas como Teoria da Relatividade, Cosmologia e Nanociência. A Física Quântica talvez seja a área da Física em que há mais discussão filosófica'', explica Osvaldo Pessoa.

O professor fará três apresentações, uma em cada dia do evento. ''No dia 25 de setembro, darei uma palestra introdutória voltada para o público em geral. No dia 26, participarei da mesa e falarei sobre como os experimentos influenciam a popularidade de interpretações da Teoria Quântica, examinando três experimentos recentes da área de Fundamentos da Mecânica Quântica. Por fim, voltarei a fazer uma apresentação mais introdutória, explorando o lugar da consciência no mundo físico''.

Diana Taschetto, professora e doutoranda na área, é uma das convidadas para compor a mesa “Tópicos Especiais de Filosofia da Física Quântica”, que ocorrerá no segundo dia do evento.

''O mundo em que vivemos, repito, é quântico. E não sabemos o que isso significa. A diversidade e complexidade de perguntas que a mecânica quântica sugere é incomensurável. Apesar de seu status de teoria fundamental; de ser a teoria mais bem-sucedida da história da ciência, em termos de predições empíricas e diversidade de aplicações – a maior parte da tecnologia da vida moderna está inteiramente assentada na teoria quântica –, não há, hoje, consenso sobre o que o sucesso empírico da mecânica quântica diz sobre a realidade'', comenta Taschetto.

A professora adianta que o debate será bastante diversificado. Sua participação se concentrará na discussão sobre ''os aspectos teóricos e empíricos que levaram os cientistas a abandonarem a mecânica de Newton e inventar uma nova mecânica''.

Décio Krause, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é outro participante da mesa do dia 26/09. Para ele, ''há várias questões a serem discutidas relativamente à filosofia da física quântica que dependem da lógica assumida como base dessa teoria. Nesta fala, vou me concentrar nos modos de se considerar a discernibilidade das entidades quânticas''.

''Muitos físicos 'instrumentalistas' consideram que a Filosofia não ajuda em nada. Há até um ditado que diz que a Filosofia é aquela área “com a qual ou sem a qual o mundo permanece igual”. De fato, uma pergunta só é discutida na Filosofia da Física se ela não tiver uma resposta definida. Então, para que serve uma disciplina que não dá respostas únicas aos problemas discutidos? Serve para que entendamos melhor os problemas! O impacto sobre o cotidiano das pessoas é então um impacto intelectual, um aumento da nossa compreensão sobre o mundo do qual participamos'', conclui o professor Osvaldo Pessoa.

Sobre o evento

A UFT é uma das instituições integrantes da 1ª Semana Internacional de Filosofia da Física e da Cosmologia, organizada pelo Grupo de Estudos Physikós, a Universidade NOVA de Lisboa e demais parceiros. O evento ocorre nos formatos presencial e virtual, entre os dias 26 e 29 de setembro.

Dentro da programação, o curso de Licenciatura em Filosofia, do Câmpus de Palmas, integra o evento com a 1ª Semana Tocantinense de Filosofia da Física e da Cosmologia entre os dias 25 e 27 de setembro, organizada pelo Grupo de Pesquisa "Lógica, Linguagem e Ciência", coordenado pelo Eduardo Simões.

As inscrições são gratuitas, abertas a quaisquer interessados e podem ser feitas até o dia 24 de setembro. Clique aqui e faça sua inscrição!

Confira a programação:

• 25/09 (19h) – Palestra: “Filosofia e Física Quântica”;
  • 26/09 (14h30) – Mesa: “Tópicos Especiais de Filosofia da Física Quântica”;
  • 27/09 (14h) – Minicurso: “O Lugar da Consciência no Mundo Físico”.

marcador(es): Palmas,Home,Filosofia