Página inicial > Últimas Notícias > UFT apresenta projeto do Hospital Universitário para deputado estadual em busca de viabilização
diálogo

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h43 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h46

A gestão da UFT recebeu a visita do deputado estadual Marcus Marcelo nesta terça-feira (19) para apresentação do projeto de construção do Hospital Universitário (HU) em Palmas. O encontro faz parte da iniciativa da instituição em sensibilizar os parlamentares tocantinenses para obtenção de recursos que viabilizem o início das obras.

O vice-reitor Marcelo Leineker explica que, na parte da educação, a implantação é importante para os cursos de enfermagem, medicina, nutrição e psicologia de toda a região. "A formação dos estudantes das áreas da saúde será beneficiada. Não só da UFT, mas também Itpac e Unirg. Nós conversamos com os agentes políticos a nível federal, estadual e municipal para saber como cada um pode contribuir".

O deputado estadual Marcus Marcelo, que é egresso da primeira turma de medicina veterinária da UFT em Araguaína - agora UFNT - diz que vai se empenhar como presidente da Comissão da Educação na Assembleia Legislativa, inclusive para a segurança jurídica do projeto. "Vamos trabalhar para que o Hospital Universitário vire realidade. Quem vai ganhar é o Estado do Tocantins e a população".

O diretor do Câmpus de Palmas, Moisés Arantes Neto, destaca como o HU se diferencia de outros hospitais. "O Hospital Universitário se diferencia por abranger ainda ensino, pesquisa e extensão". A coordenadora substituta do curso de enfermagem, Ângela Lima Pereira, acrescenta. "Desta forma, os estudantes podem se desenvolver e contribuir com a saúde da população".

O prefeito universitário, João Batista, apresentou a estrutura do projeto que deve levar 36 meses para a construção. "É uma área de 35m². Em um primeiro momento, vamos oferecer 200 leitos, para ampliação até 400 leitos. Entre estes, serão 70 leitos para UTI e 20 para UTI neonatal".