Página inicial > Últimas Notícias > UFT mobiliza lideranças políticas para a implantação do Hospital Universitário
Hospital Universitário

UFT mobiliza lideranças políticas para a implantação do Hospital Universitário

Por Caroline Carvalho | Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 16h35 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 16h40

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem mobilizado uma série de esforços à procura de apoio político e institucional para a implantação do Hospital Universitário (HU), na cidade de Palmas. Estes suportes têm sido buscados tanto pela Reitoria da Universidade, quanto por docentes, técnicos e estudantes que não têm medido esforços para que o projeto se torne uma realidade.

Na última terça-feira (12), membros do Centro Acadêmico de Medicina Eduardo Manzano (Caem), reuniram-se com a deputada estadual, professora Janad Valcari, na Assembleia Legislativa do estado, para apresentá-la o Manifesto Público nº 001/2023, realizado em prol da construção do Hospital Universitário (HU) da UFT.

Redigido em conjunto com todos os cursos da área de saúde da Universidade, o manifesto abarca as justificativas acerca da importância da construção do HU, apresentando as questões e os objetivos emergenciais para que se possa encaminhar a edificação do patrimônio.

No documento, os estudantes fundamentaram onze justificativas para que a construção do HU seja iniciada, dentre elas, o aperfeiçoamento da formação acadêmica, o oferecimento de soluções para a crise de superlotação do serviço público de saúde no Tocantins, a oferta de serviços inéditos na região, a abertura de novas vagas de emprego e de concurso público, além do fortalecimento da pesquisa científica.

A previsão é de que quando seja inaugurado, o HU gere cerca de 2.800 novos empregos, atendendo cerca de mil pacientes ao dia, com 400 leitos, sendo 30 de UTI e 16 salas de cirurgia. “Fomos recebidos pela deputada, apresentamos a ela o nosso manifesto público, explicamos a importância do hospital e ela prontamente acatou a causa, colocando-se à disposição para nos ajudar”, explica o vice-presidente do Caem, Lucas Scalia.

Nesse sentido, após a apresentação do manifesto na Assembleia Legislativa, um ofício foi enviado ao Governo Estadual, na quarta-feira (13), requisitando urgência na concretização da doação do lote destinado ao HU – localizado na quadra 1303 da região sul de Palmas – e requerendo uma parceria com o Governo Federal para a edificação do hospital.

Os próximos passos, segundo Lucas Scalia, é concretizar a doação do lote, atualizar o projeto e adquirir recursos para o início das obras. “[A reunião] foi importante para conquistar o apoio da deputada, que se dispôs a nos auxiliar no acesso aos demais representantes políticos, para que o HUFT seja uma prioridade de gestão”, completa.

Agenda em Brasília

Nesta quinta-feira (14), o vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker, reuniu-se com lideranças políticas na capital federal, em busca de suporte para a implantação do HU.

Ao todo, foram realizadas três reuniões:

I. Com o Secretário de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes;

II. Com o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, o Deputado Ricardo Ayres e o Secretário de Administração do Tocantins, Rodrigo de Carvalho Ayres;

III. Reunião com o Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda e o deputado Ricardo Ayres.

De acordo com Leineker, nas reuniões, informações importantes foram obtidas e o apoio da bancada e do governo do estado foram manifestados. “Na semana que vem, estamos aguardando a reunião organizada pelo Partido Liberal (PL), juntamente com a senadora professora Dorinha Seabra, que é a líder da bancada e relatora da receita do orçamento de 2024”, explica.

Desse modo, para que os próximos passos sejam dados, o vice-reitor da UFT buscará, em seguida, agendar uma reunião com o Ministro da Educação, Camilo Santana e a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.