Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PET EAMB realiza X edição do Seminário Transdisciplinar Zona Federal
Início do conteúdo da página
Zona Federal

PET EAMB realiza X edição do Seminário Transdisciplinar Zona Federal

Por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 08h10 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 08h10

Evento discutirá a sustentabilidade e a inovação na área ambiental

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Ambiental (PET EAMB)  vai realizar, nesta quinta-feira (14), a X edição  do Seminário Transdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão Zona Federal  - Promovendo conexões para o futuro sustentável e tecnológico. O evento será realizado no Câmpus da UFT em Palmas, das 08h às 17h30, com atividades no  Auditório da Reitoria e  no Auditório do Cuíca.

Esta edição do  Zona Federal vai abordar temáticas relacionadas com a sustentabilidade em áreas multidisciplinares, mas com foco principal na Engenharia Ambiental. Os temas serão trabalhados por meio de palestras, minicursos, mesas redondas e pesquisas que trazem questões relevantes para a discussão sobre  sustentabilidade e inovação na área ambiental. 

Entre os temas abordados pela programação do evento estão saneamento, expansão agrícola, práticas sustentáveis no ambiente corporativo, comportamento profissional no mercado de trabalho e suas atribuições. Assim, uma das propostas do evento é expandir o conhecimento a respeito de temas pertinentes à atuação do engenheiro  ambiental nos diversos segmentos e na atuação  de profissionais de outras áreas, métodos de atuação, e as novas tecnologias.  

Além disso, a X edição do Zona Federal também propõe a integração entre acadêmicos, profissionais e pesquisadores, fortalecendo a formação multidisciplinar da Universidade, incentivando comunidade acadêmica, instituições públicas e privadas para a importância da sustentabilidade e suas implicações. 

Luís Carlos Eduardo, coordenador do Zona Federal em 2022 e 2023, ressalta que o evento também tem um papel formativo. “Buscamos aproximar o universitário da realidade do mercado de trabalho, informar aos acadêmicos das novas tendências dos setores de atuação e das mais modernas técnicas de produção e gerenciamento, além de expor trabalhos científicos da comunidade acadêmica de Palmas”.

Programação e convidados 

A programação do evento conta com apresentação cultural do Projeto Vereda de Taquaruçu,  três palestras, duas mesas redondas e dois minicursos. Entre os convidados para compor os evento estão o palestrante Roberto Roche, que é especialista em gestão de ESG (Environmental, Social and Governance); a jornalista Leide Theofilo, chefe da Assessoria de Cerimonial do MPTO; Eleusa Gutemberg, analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário (INCRA) e o geógrafo e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Bruno Carneiro.

Também participam das discussões o analista da Embrapa Pesca e Aquicultura lotado no Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas - NTSA,  Balbino Evangelista; Eduardo Schaedler, engenheiro ambiental  e civil, especialista em Saneamento Ambiental; Benjamin Anders, engenheiro ambiental formado pela UFT e o gerente de Operações Regionais da BRK Ambiental, Pedro Henrique Boggo.

Confira a programação completa do Zona Federal

Horários

Atividade

Local

08h

Credenciamento

 

08h15 - 08h30

Apresentação Cultural: Projeto Vereda 

Cuica

08h35 - 09h30

Palestra- Gestão de Riscos Socioambientais ESG: O Caminho para a Sustentabilidade Corporativa

Cuica

09h35 - 10h35

Minicurso - Oratória: Desenvolvendo habilidades para expressar-se com confiança e respeito

Auditório da Reitoria

10h40 - 10h55

Coffee Break

 

11h - 12h

Mesa Redonda - PDA MATOPIBA: Última fronteira agrícola, expansão agropecuária, uma abordagem dos aspectos sociais, econômicos e ambientais enfrentados na região

Cuica

12h

Intervalo

 

14h -15h

Palestra - O Engenheiro Ambiental na atuação interdisciplinar: o papel da supervisão ambiental em obras civis

Cuica

15h10 - 16h10

Minicurso - Consultoria Ambiental em Empreendimentos Rurais: Integração de Competências Técnicas, Habilidades Profissionais e o Papel das Associações CREA/CONFEA e MÚTUA

Auditório da Reitoria

16h20 - 17h20

Palestra - Saneamento em Evolução: Explorando o Novo Marco Regulatório e suas Implicações.

Cuica

17h30

Encerramento

 

Confira mais informações sobre o evento nas redes sociais do PET EAMB  e nas sociais do Zona Federal: 

registrado em:
Fim do conteúdo da página