Página inicial > Últimas Notícias > UFT tem proposta aprovada para a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

UFT tem proposta aprovada para a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por Glenda Barros | Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 15h06 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 15h06

A Universidade Federal do Tocantins teve proposta aprovada na chamada pública da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) tem o intuito de apoiar eventos e atividades de divulgação científica no país.

A proposta aprovada veio do professor Tanilson Dias dos Santos, do curso de Ciências da Computação. Ele explica que os recursos advindos do edital serão aplicados na organização e execução da Semana Integrada de Computação, Engenharias e Tecnologias Emergentes. A ideia é promover um evento à nível estadual em parceria com outras universidades para atingir o máximo de cidades possível e envolver a comunidade externa.

''O curso de Ciência da Computação já teve propostas aprovadas em editais anteriores e contamos com a expertise de uma equipe preparada para fazer deste evento o sucesso que esperamos'', conta o docente.

Além de Palmas, a intenção é alcançar municípios do interior do estado como Miracema, Colinas, Arraias, Pedro Afonso, Lagoa da Confusão, Araguatins, Dianópolis, Formoso do Araguaia e Brejinho de Nazaré; envolvendo os cursos de Ciência da Computação, Licenciatura em Computação (EAD/UAB), Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil.

''O Tocantins é carente em ações que impulsionem o desenvolvimento científico e tecnológico no estado. A aprovação neste edital traz a UFT para um lugar de destaque no cenário de inovação, incentivo e divulgação da pesquisa científica, debutando entre as principais instituições a fomentar atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia", comenta.