Página inicial > Últimas Notícias > Valorização dos profissionais do ensino e da saúde é tema de Caderno Pedagógico escrito por professor da UFT
Lançamento

Por Lúcia Moraes - EdUFT| Edição: Joice Danielle Nascimento | revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 12h24 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 12h24

A Editora da UFT (EdUFT) lançou, no último dia 17 de agosto,  o livro “Cadernos Pedagógicos Topama: Oficinas de educação em saúde”, de autoria do professor  Paulo Fernando de Melo Martins, que é viculado ao Colegiado do curso de Pedagogia da UFT. A publicação propõe valorizar a ação de profissionais do ensino e da saúde nos processos de formação de estudantes da educação básica em relação ao conhecimento científico que fundamenta práticas pedagógicas que, não somente problematizam as condições da saúde de nossa população na região da Rede de Saúde Interfederativa da Mesorregião do Bico do Papagaio – Rede TOPAMA, mas também colaboram na promoção e defesa do direito à educação e à saúde.

O Caderno Pedagógico é o resultado de um esforço coletivo que envolveu dezenas de profissionais ao longo das Oficinas Pedagógicas de Educação em Saúde do projeto Central QualiTOPAMA, coordenado pela professora Denise Capuzzo, da UFT.
As professoras Rosilene Lagares (UFT), Eliane Marques (UFT) e Pabla Milhomem, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), também participaram do processo de avaliação dos 96 projetos de intervenção pedagógica dos profissionais participantes que foram orientados por mestrandos e doutorandos dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFT.

O Ministério da Saúde financia o projeto Central QualiTOPAMA e o apoio gerencial é da FAPTO. O Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos da UFT (NIEDiH) é o espaço institucional onde promovemos os estudos e debates sobre as relações que envolvem a educação, saúde, tecnologia e direitos humanos. Para o professor Paulo Fernando, a publicação pela editora da UFT é fundamental para fortalecer a produção intelectual que ocorre no ambiente institucional, mas também para o cumprimento da sua missão social da Universidade.

“Pretendemos que o impacto da publicação ocorra nas escolas públicas da educação básica. Nosso objetivo é que professores e professoras recorram ao caderno para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras na área da saúde e, consequentemente, colaborem na melhoria da qualidade de vida na região”.

O livro está disponível gratuitamente e pode ser baixado aqui.

marcador(es): EdUFT,Home