Página inicial > Últimas Notícias > Delegação da UFT é a maior a representar o Norte em evento nacional de Swordplay Boffering
UFT em Movimento

Por Dimas Neto | Edição: Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 11h53 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 14h35

A delegação da UFT marcou presença na 10ª edição do Encontro Paulista de Swordplay, realizado no último dia 30 de julho, no parque Vila-Lobos, em São Paulo. Com 19 atletas e uma equipe de apoio que integra projeto de extensão em Swordplay, desenvolvido na UFT, a delegação da Universidade foi a maior em número de integrantes a representar a região Norte do Brasil no evento. Em todas as edições, o evento, que é o maior deste esporte atualmente no Brasil, nunca havia recebido um grupo tão grande da região Norte do país.

O encontro contou com 484 participantes, representantes de 44 times brasileiros de Swordplay de todas as regiões do Brasil. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre a prática, incluindo temas como confecção de equipamentos e novos tipos de treinamentos, além de momentos para combates individuais ou em grupos.

Swordplay na UFT

O Swordplay Boffering é um esporte de simulação de combates medievais utilizando equipamentos acolchoados, que não causam danos e movimentos seguros. Ele pode ser praticado por praticamente qualquer pessoa e em qualquer idade. No Câmpus da UFT em Palmas, o projeto de extensão de prática do esporte é parte do programa “UFT em Movimento” desenvolvido na Pró-Reitoria de Extensão da UFT, desde 2019.

As atividades são semanais, abertas à comunidade e gerenciadas pelo grupo Protetores da Cachoeira do Makka-Kuh, time fundado em 2016 que possui sede em Palmas. Os treinos de Swordplay na UFT são realizados todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, em frente ao Bloco Bala 1, ao lado da rotatória do Restaurante Universitário. O contato com os instrutores pode ser feito pelas redes sociais, no Instagram @protetoresdacachoeira.