Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadoras da UFT participam de evento internacional, na Colômbia
Mundos Indígenas

Pesquisadoras da UFT participam de evento internacional, na Colômbia

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2023, 17h43 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 17h49

De 08 a 11 de agosto, a Profa Dra. Jocyléia Santana, a Profa. Dra. Rosilene Lagares e a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Profa. Dra. Maria Santana Milhomem, participam do IV Congresso Internacional Mundos Indígenas (COIMI). O evento ocorre na Universidad del Magdalena, em Santa Marta, Colômbia. As pesquisadoras da UFT integram a mesa-redonda Educación Escolar Indígena: territorialidade e interculturalidad em el passado y presente.

Na ocasião, Lagares debaterá sobre políticas indigenistas para municípios tocantinenses, abordando as mazelas sofridas pelos indígenas que habitam o Estado do Tocantins, especialmente na área educacional.

Segundo Santana, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT), “o contexto de isolamento social escancarou e ampliou as desigualdades socioeducacionais, principalmente entre os socialmente excluídos, caso específico dos indígenas”. No PPGE, por exemplo, já há estudante doutorando indígena.

Sobre o COIMI

Mundos Indígenas 1O Congresso Internacional Mundos Indígenas (COIMI) é um evento bianual, criado no âmbito do Seminário Permanente Mundos Indígenas - Abya Yala (SEPMIAI), no Centro de Humanidades (CHAM / NOVA FCSH—UAC) da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba.

Em abril deste ano, o colegiado do PPGE/UFT firmou acordo internacional para estabelecer uma rede de colaboração de pesquisa com a Universidade Pablo de Olavide (Espanha), Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III.

Aula magna

No dia 04 de setembro, às 19h, no Auditório da Reitoria da UFT, a coordenadora da Rede Mundos Indígenas, Profa. Dra. Juciene Ricarte Cardoso, ministrará uma Aula Magna. O evento marca  a abertura do semestre letivo (2023/2) do PPGE para os alunos ingressantes da 12ª turma do Mestrado Acadêmico em Educação, da 4ª turma do Doutorado em Educação e as turmas do Mestrado Profissional em Educação.

marcador(es): Proex,Propesq,PPGE,Home