Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o Canguçu: observatório científico da UFT está aberto a visitas o ano todo e a qualquer pessoa interessada
Início do conteúdo da página
ciência, educação ambiental e ecoturismo

Conheça o Canguçu: observatório científico da UFT está aberto a visitas o ano todo e a qualquer pessoa interessada

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 19h41 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 13h10

Dê uma olhada nesta simpática casa de madeira com telhado verde: ampla, de arquitetura convidativa, erguida sobre palafitas, mergulhada na natureza, misturando-se - em cores e estrutura - à paisagem natural...

 

Parece um lugar perfeito para se relaxar a mente e desligar do agito cotidiano, não é mesmo? E é! Mas, este lugar bastante curioso e charmoso vai muito além de proporcionar descanso e (re)conexão com a natureza.

Se você (ainda) não o conhece, prazer: este é o Centro de Pesquisa Canguçu, o observatório científico da Universidade Federal do Tocantins (UFT)!

Não bastasse a estrutura bonita, ele ainda está localizado numa região privilegiada em biodiversidade e riqueza cultural: às margens do rio Javaés, no encontro dos dois maiores biomas brasileiros - o Cerrado e a Amazônia - e tendo, como vizinho do lado, o Parque Estadual do Cantão (o primeiro do Tocantins). Já o da frente é, nada mais, nada menos do que a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, terra indígena dos povos Javaé, Ava-Canoeiro e Karajá e onde se encontra o Parque Nacional do Araguaia

Canguçu aérea_Rafael Motta.jpeg

Fundado em 1999, pelo Instituto Ecológica, é no Canguçu que pesquisadores da UFT e de outras instituições vêm desenvolvendo algumas das pesquisas mais significativas sobre as riquezas e peculiaridades geográficas, ambientais e sócio-culturais do Tocantins.

O local também recebe cientistas estrangeiros, grupos de observadores de aves - praticantes do chamado birdwatching, vindos de partes diversas do Brasil e do mundo - e você, caso não se "enquadre" nalguma daquelas "categorias". Isso mesmo: não é preciso ser um cientista ou um entendedor aprofundado em questões da natureza para ser bem-vindo ao Canguçu.

O espaço - adepto do turismo científico e do ecoturismo - pode ser visitado por qualquer pessoa da comunidade da UFT (técnico, aluno, professor, terceirizado) e da comunidade externa, maiores de 18 anos ou acompanhados de seus responsáveis. 

Para isso, basta consultar a agenda do Centro e marcar sua reserva (a taxa é bastante acessível, fique tranquilo), pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Do tupi, akangu'su

O Canguçu recebeu este nome em homenagem a um dos animais mais bonitos e imponentes que habitam aquela região: a onça-pintada (Panthera onca), simplesmente o maior felino das Américas!

O nome vem do tupi-guarani akangu'su, que significa "cabeça grande".

Anta no Canguçu_Foto Canguçu divulgação.jpgMas, o Canguçu também também é local de passagem, moradia ou refúgio de bichos diversos, que encantam os visitantes que têm a sorte de avistá-los.

Antas, veados, catitus, jacarés e outros encontram, na área do Centro de Pesquisa da UFT, um lugar seguro para transitar. 

Alguns dos animais, de ilustres visitantes passaram mesmo a habitar o local, já sendo considerados "mascotes" do Canguçu.

Reserva Particular do Patrimônio Natural

O Canguçu é uma unidade de conservação particular em caráter perpétuo, a chamada Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). "Na lei que definiu as unidades de conservação, foi dada a possibilidade de criação de uma área protegida que não é administrada pelo poder público, mas por particulares interessados na conservação ambiental", explica o professor e pesquisador Renato Pinheiro, coordenador do Canguçu.

"As RPPNs promovem a conservação da diversidade biológica, a proteção de recursos hídricos, o manejo de recursos naturais, o desenvolvimento de pesquisas , atividades de ecoturismo e educação ambiental", detalha o coordenador. "Além disso, no cenário atual, elas também contribuem com a manutenção do equilíbrio climático e ecológico, bem como com a preservação de belezas cênicas e ambientes de relevância histórica", destaca. 

Nesta entrevista, o professor Renato conta mais sobre a RPPN Canguçu: por que foi criada, quais os benefícios desta iniciativa para o meio ambiente, quem pode ter uma RPPN e outras informações interessantes:

Mais sobre o Canguçu

Para mais informações sobre o Centro de Pesquisa Canguçu, acesse o site do Centro ou acompanhe o perfil no Instagram

Você também pode conhecer mais sobre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no observatório científico da UFT todas as sextas-feiras, às 17h, no programa de rádio Canguçu Ciência (UFT FM 96,9) - com reprise às terças, no mesmo horário. 

O programa Canguçu Ciência também pode ser ouvido no Spotify. Conheça todos os episódios já lançados clicando AQUI

O Canguçu também já lançou uma coletânea com alguns dos trabalhos científicos desenvolvidos por lá: Biodiversidade na região da Ilha do Bananal/Cantão (EdUFT, 2019). Você pode baixar a obra de forma gratuita e ter acesso a informações confiáveis sobre abelhas, aranhas, jacarés, clima, águas e outros componentes ambientais do entorno do Canguçu.

Para os 25 anos do Canguçu, a serem celebrados logo mais, em 2024, uma nova coletânea de artigos científicos já está sendo preparada, como parte das comemorações. Aguarde as novidades do aniversário Canguçu!

 

Sobre a Sexta com Ciência

Sexta com Ciência é uma seção especial de divulgação científica da UFT, numa parceria entre a Propesq e a Sucom.Sexta com Ciência é uma seção especial de divulgação científica, para você que quer conhecer mais sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos pesquisadores da UFT, nas mais diversas áreas do conhecimento. Acesse todas as matérias AQUI!

Esta seção semanal é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) com a Superintendência de Comunicação (Sucom), em prol da disseminação e popularização da Ciência.

Fique ligado: toda sexta-feira - no portal e redes sociais da UFT - é dia de Sexta com Ciência!

 

 

 

Fim do conteúdo da página