Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso gratuito de idiomas oferece preparação de estudantes para mobilidade acadêmica internacional
Início do conteúdo da página
ceccla

Curso gratuito de idiomas oferece preparação de estudantes para mobilidade acadêmica internacional

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2023, 12h34 | Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2023, 12h38

A Coordenação de Internacionalização (Relinter) e o Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA) reuniram-se de 2 a 4 de agosto para o planejamento do novo semestre do curso de idiomas preparatório para a internacionalização dos estudantes da UFT.

Diferença para outros cursos de idiomas

A coordenadora de Internacionalização, Adila Maria T. Lima, explica que todo o curso é modelado para a conversação nessa parte mais prática do idioma. E assim atender aos editais internos e externos a nível global, dos quais a UFT é associada. "Mais do que um teste de proficiência ou ser certificado no idioma, a diferenciação é que, com esses cursos, o estudante se prepara para situações da vida de intercâmbio: passar na alfândega, visitar uma universidade e representar a UFT lá fora. ".

O vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker, explica como o idioma é uma questão estratégica para a internacionalização da instituição. “A ideia é que os calouros estejam preparados em até três semestres de língua para que eles possam ter a fluência mínima e aproveitar as oportunidades. Trabalhar na capacitação dos alunos em outro idioma é fundamental para eles aproveitarem as oportunidades de mobilidade internacional. São várias disciplinas e várias instituições nas quais somos conveniados que são ofertadas em línguas inglesa. E por não ter esse idioma, isso fica inviabilizado”.

O bolsista João Victor de Lima destacou como o projeto tem sido importante para ele e outros estudantes. "Como estudante de letras e futuramente professor, essa é uma experiência muito boa pra mim. Quase que um estágio, né? Mas é também dar uma oportunidade àqueles que não tem condição de fazer um curso e de permitir que as pessoas estudem. Além de se preparar para a mobilidade acadêmica, que é o objetivo do programa.

Expansão e histórico do Ceccla

A coordenadora do Ceccla, Daniella Corcioli, aponta que o projeto tem o histórico de contribuir para que a UFT fosse pioneira na oferta gratuita de cursos de idiomas para a inclusão linguística e mobilidade. “Começou no Câmpus de Porto Nacional em 2010 com os cursos ministrados pelos estudantes da graduação em Letras-Inglês. Antes da pandemia da covid-19, o Ceccla chegou a ter 20 turmas ao mesmo tempo. Desde 2022 se expandiu para Palmas e em 2023 para os câmpus de Miracema e Arraias. Atualmente são nove turmas, sendo que uma delas é de ensino de língua portuguesa pra estrangeiros, enquanto as outras oito turmas são de ensino de língua inglesa”.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem, destaca que o Ceccla tem feito a diferença junto a comunidade externa também. "É um programa que tem feito a diferença, principalmente com a presença da Universidade na Educação Básica, a partir do atendimento também aos estudantes de Ensino Médio".

Edital aberto

Para este semestre, o Ceccla está com inscrições abertas até 13 de agosto. O processo seletivo visa selecionar 200 alunos para ingresso imediato nas turmas de iniciantes na Língua Inglesa, distribuídas da seguinte forma:

40 vagas para turmas presenciais no Câmpus da UFT em Arraias;
40 vagas para turmas presenciais no Câmpus da UFT em Miracema;
120 vagas para turmas presenciais no Câmpus da UFT em Palmas.

A divulgação das inscrições homologadas está prevista para o dia 16 de agosto e a data provável para o início das aulas é 23 de agosto de 2023. O edital na íntegra, contendo todo o cronograma e a documentação necessária para realização das inscrições, pode ser acessado aqui. Para mais informações, entrar em contato pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em:
Fim do conteúdo da página