Página inicial > Últimas Notícias > UFT e Universidad Amazónica de Pando assinam acordo de cooperação nesta sexta-feira, (07)
Internacionalização

Por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2023, 20h38 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 20h37

Nesta sexta-feira, 07 de julho, o reitor da  Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luis Eduardo Bovolato, juntamente com a equipe da Coordenação de Internacionalização da UFT  (Relinter), vai se reunir  com o reitor e representantes da  Universidad Amazónica de Pando (UAP), da Bolívia,  para a assinatura de um termo de cooperação entre as duas instituições. A Cerimônia de Assinatura de Convênio, promovida pela Universidade boliviana, será realizada por videoconferência, às 11h30 (horário de Brasília).

A cerimônia será dividida em três momentos. No primeiro momento, será feita a assinatura do Acordo de Cooperação entre as universidades pelos reitores. Posteriormente, a equipe da UAP fará uma  apresentação sobre as bolsas de Investigação Nacional e Internacional da Universidade. A parte final da cerimônia  será dedicada a exposições acerca da Investigação Educativa e publicação em revistas científicas indexadas, com os palestrantes: Marliz Artega Garcia, que é palestrante da UAP e pesquisadora  na Universidade da Flórida; Griceldo Carpio Tancara, palestrante da UAP, Flora Magdaline Benitez Romero, da UAP e Adila Maria Taveira Lima, da UFT.

O principal objetivo da Assinatura do Convênio é estabelecer uma parceria entre as duas instituições, tendo em vista a promoção de trabalhos em conjunto, a possibilidade de intercâmbio de estudantes, professores e técnicos administrativos, além de outras atividades voltadas para a internacionalização de ambas as universidades. O encontro também objetiva a discussão da importância  do fomento à internacionalização para o avanço acadêmico, científico e tecnológico das universidades amazônicas, através do desenvolvimento de pesquisas e do intercâmbio científico e cultural.

Sobre a UAP

A Universidad Amazónica de Pando é uma universidade pública boliviana que está localizada no  município de Cobija, região que faz fronteira com o Brasil. A instituição tem como principal objetivo desenvolver pesquisas científicas e inovações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento do país e da região amazônica.