Página inicial > Últimas Notícias > Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional fecha o semestre com mais de mil estudantes atendidos
2023/1

Por Glenda Barros | Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 15h31 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 15h32

O Programa Roteiro Geo-Turístico, do Câmpus de Porto Nacional, encerra o primeiro semestre de 2023 tendo mais de mil estudantes contemplados com suas atividades.

O Programa promoveu ações de extensão envolvendo, principalmente, a comunidade escolar/acadêmica com aulas-passeio no Centro Histórico de Porto Nacional. Foram visitas à Catedral Nossa Senhora das Mercês, Seminário São José, Museu Histórico Municipal, ruas e edificações que incluíram, ainda, rodas de conversas sobre a História da Educação no município.

Durante as aulas-passeio, os 1064 estudantes que participaram do programa no semestre de 2023/1 puderam conhecer também a infraestrutura laboratorial do Câmpus de Porto Nacional da UFT.

Esses alunos vieram das mais diferentes realidades. Escolas públicas e privadas de diversos municípios e estados formaram parcerias para proporcionar a experiência aos seus estudantes. Além de instituições de Porto Nacional, participaram alunos de Palmas, Miracema, Cariri do Tocantins, Gurupi e Marabá (PA).

Balanço do primeiro semestre de 2023

Segundo o mestrando Eduardo do Vale, estudante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (PPGG), a participação do Roteito na 23ª edição da Agrotins foi uma oportunidade de compartilhar e ressaltar a importância do Patrimônio Histórico de Porto Nacional. Demonstrando, assim, o compromisso firme em divulgar e valorizar as riquezas geográficas e turísticas da região, contribuindo para o fortalecimento do turismo local e a preservação do patrimônio histórico da cidade.

Além da presença na feira, outra ação relevante e expressiva foi a parceria com estudantes e professores do Colégio Olimpo de Palmas que culminou na realização de uma ação social junto ao projeto CERI (Centro de Educação e Recuperação Infantil), que atende crianças de 6 meses a 3 anos de idade com desnutrição infantil ou risco social.

A professora Rosane Balsan, coordenadora do Programa afirma que: “a ideia é que as escolas que participam do Roteiro se envolvam, também, com essas iniciativas que a equipe do Programa apoia, a fim de reconhecer e desenvolver habilidades pessoais e coletivas em prol de uma causa social, que podem ser aplicadas de maneira simples como foi o apoio ao CERI, com doações de produtos não perecíveis”.

Sobre a ação, a professora Selma Noleto do Colégio Olimpo destaca que foi uma chance de propiciar aos estudantes das turmas de 8e 9o anos momentos de emoção, alegria, amizade, solidariedade e conhecimento significativo com e sobre História do estado do Tocantins. ''Saliento a oportunidade valiosa de aprendizado interdisciplinar que esse projeto oferece, pois envolve diferentes disciplinas como geografia, história, ciências numa abordagem integrada que enriquece a experiência educacional dos estudantes permitindo-lhes conectar conceitos aprendidos em diferentes áreas e desenvolver uma compreensão mais ampla e profunda da realidade que o cerca. Explorar e entender a evolução, os costumes e tradições da sua própria região é propiciar conexão com sua comunidade, com o contexto histórico em que estão inseridos, com sua identidade!”.

Universidade aberta à comunidade

As visitas à infraestrutura e a laboratórios do Câmpus de Porto Nacional aproxima a Universidade da população e permite que jovens conheçam a realidade universitária, vivenciem laboratórios e explorem núcleos de pesquisa em funcionamento.

O professor Rodolfo Luz do curso de Geografia destaca que: “muitos alunos do ensino básico nem sabem que existem universidades gratuitas, com boa estrutura e professores referências em suas áreas. Durante as visitas os estudantes manipulam equipamentos dos laboratórios, conhecem as possibilidades e cursos que existem na UFT, são informados sobre as diferenças entre licenciaturas e bacharelados, bem como sobre os cursos de pós graduação oferecidos. Por exemplo, muitas pessoas acham que o curso de Geografia é responsável por formar exclusivamente os futuros professores de Geografia. É só durante a visita que descobrem que na verdade são dois cursos de Geografia: a licenciatura que forma os futuros professores, mas que também temos o bacharelado, que forma os geógrafos e geógrafas que irão trabalhar em órgãos públicos e empresas privadas em temas como planejamento ambiental, zoneamento territorial, geotecnologias, dentre outros”.