Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário “Profissões Jurídicas: Qual Futuro Seguir?” promove integração entre Unitins e UFT
Início do conteúdo da página
Direito Palmas

Seminário “Profissões Jurídicas: Qual Futuro Seguir?” promove integração entre Unitins e UFT

Por Jully Santana/Dicom Unitins | Edição: Denise Neves | Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 10h20 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 14h43

Os Centros Acadêmicos de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) promoveram o Seminário “Profissões Jurídicas: Qual Futuro Seguir?” para debater as possibilidades de carreiras jurídicas. A palestra seguida de debate aconteceu na noite da quarta-feira, 21, no auditório da Reitoria de UFT.

A iniciativa estudantil proporcionou espaço para que os próprios estudantes ouvissem profissionais sobre as carreiras ligadas à advocacia, às cadeiras jurídicas por concurso público e à docência. Todos engajados em compartilhar dicas de início e manutenção da carreira, além de experiências adquiridas ao longo da caminhada rumo ao sucesso profissional.

O secretário do Centro Acadêmico de Direito (Cad) Unitins, Sayron Pereira, disse que atuar em conjunto com o Cad UFT na realização desse seminário promove a integração da comunidade acadêmica, a ideia é que outros cursos se juntem para as próximas ações. “Seremos colegas de profissão, porque não começar essa interação agora? Pensamos que podemos crescer juntos para estimular a evolução dos meios acadêmicos”.

Já a assessora da presidência do Cad UFT, Júlia Carneiro Japiassú, apontou que a boa relação construída com o Cad Unitins viabilizou a realização desse e de outros futuros eventos. “Fazer evento de uma maneira geral é sempre muito desafiador, querer que saia tudo perfeito e lidar com as questões que envolvem a organização é um desafio. Por isso, é muito bom poder contar com apoio do Cad Unitins, todo trabalho que podemos fazer em conjunto é bem-vindo”, disse.

Estudantes da Unitins e UFT se uniram para o Seminário “Profissões Jurídicas: Qual Futuro Seguir?” (Fotos: Jully Santana/Dicom Unitins)

O advogado especialista em Ciências Criminais e Processo Eleitoral Jander Araújo Rodrigues descreveu a advocacia como a melhor profissão do mundo. Para ele, as vastas opções de atuação e possibilidades de se trabalhar de qualquer lugar a qualquer hora é só uma parte dos benefícios que essa atividade profissional proporciona.

“Você transforma a vida das pessoas oferecendo solução a problemas jurídicos e ainda é remunerado por isso. A advocacia te dá todo um espaço de atuação, tanto físico, que eu posso advogar em qualquer lugar do Brasil, ou do mundo por meio da tecnologia. Somos agentes transformadores na sociedade”, relatou o advogado.

Jander já completa mais de dez anos de carreira e se considera generalista, apesar de ser identificado como especialista em Penal por seus clientes e colegas de profissão. Poder compartilhar a sua visão sobre a profissão que escolheu exercer fortaleceu a paixão que tem pela advocacia. “São jovens ávidos por informações, e tenho a honra de dizer que a advocacia é difícil no início, mas traz muito retorno para quem se dedica. Espero que esses estudantes vejam advocacia com bons olhos”.

A promotora Gabriella de Oliveira Santiago foi convidada para falar das carreiras jurídicas provenientes de concursos públicos. Para ela, é a melhor escolha para quem busca estabilidade com o dinamismo da advocacia. Sua contribuição impactou a estudante da UFT Sara Vieira Luz, que está no 5º período, e já definiu o seu futuro ao escolher se preparar para concurso público e atuar na área jurídica ligada à gestão pública. “Foi um momento essencial para as pessoas que fazem Direito. Uma rica oportunidade para ver a carreira de cada área. Eu já vim com foco em concurso, com essas palestras e bate-papo só ficou mais concreto do que quero profissionalmente”, completou.

Promotora Gabriella Santiago, professor Tarsis Barreto e o advogado Jander Rodrigues falaram sobre suas carreiras aos acadêmicos de Direito (Por Jully Santana)

Segundo a promotora Gabriella Santiago, suas predileções pessoais de estudo, além da atração financeira foram fatores de peso para a escolha de carreira. Já a promotoria foi escolhida por causa da possibilidade de exercer a advocacia, ainda que pela gestão pública. “Mesmo como servidora pública, a promotoria ainda me permite ter uma rotina dinâmica, assim como a advocacia”.

Sobre a participação no evento, a promotora afirmou ter ficado feliz com o convite e realizada em poder voltar à universidade, agora para contribuir. “Foi muito gratificante. É muito bom poder passar algum conhecimento e experiência”, e ainda parabenizou os acadêmicos por já começarem a se preocupar com seu futuro profissional, já que escolher uma profissão exige dedicação antes de tudo. “Não me arrependo de cada segundo que passei sentada estudando e faria tudo igual novamente para ter a vida que tenho hoje”, arrematou.

O professor doutor em Direito Tarsis Barreto Oliveira leciona a disciplina de Direito Penal nas duas universidades e apoiou a organização do evento promovida em conjunto pelos Cads da Unitins e da UFT. Ele ressalta que a participação estudantil é muito importante. “Quem faz a universidade são os alunos”.

O professor mediou o debate, mas também compartilhou sobre a possibilidade de construir uma carreira na docência. Segundo ele, o seminário propiciou despertar os acadêmicos e conseguiu que a integração entre os cursos de Direito fosse da melhor maneira possível, com foco no que importa. Ele escolheu ser professor e partilhou da sua experiência para que os estudantes também vislumbrem suas carreiras também na academia.

“A docência permite a continuidade e aprofundamento dos estudos e abre-se também uma possibilidade de guiar os seus estudantes rumo aos seus objetivos. Isso se reveste de uma atividade das mais nobres no campo das profissões e em nossa sociedade. O ensino é desta maneira absolutamente apaixonante”, contribuiu o professor.

Jander, Gabriella e Tarsis agradeceram aos Centros Acadêmicos pelo convite e responderam todas as dúvidas dos estudantes (Por Jully Santana)

Para o coordenador do curso de Direito da Unitins, Paulo Beli, a atividade em conjunto dos Centros Acadêmicos promove interação e trabalha habilidades como a adaptação e a cooperação. Já a escolha da temática recebeu seus elogios, principalmente porque os convidados palestrantes têm grande renome para a construção das carreiras que iniciam nos bancos da universidade.

“Eu sei que os alunos saem enriquecidos dessa oportunidade de trabalhar em conjunto com alunos de outras instituições. Além disso, a contribuição de três gigantes profissionais da área reunidos para falar sobre suas profissões faz desse encontro um momento ímpar. Eu sei que os alunos puderam ter boas experiências e que receberam muitos elementos para ajudarem a formar a sua opinião sobre as carreiras que vão seguir”.

O diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Franklin Carvalho da Cunha, parabeniza os Centros Acadêmicos pela proatividade. “Reafirmo a importância de se estabelecer com a contribuição de grandes profissionais, tudo isso só vem a acrescentar à formação integral e sistêmica dos nossos acadêmicos", elogiou.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente, recebeu a notícia da integração entre os cursos com muita satisfação, especialmente de Direito, que há muitas ações realizadas pela própria comunidade em parceria com a sociedade.

“O envolvimento dos alunos nas atividades de extensão promove formação profissional pela articulação do Direito. As atividades extensionistas para os estudantes de Direito são de suma importância, assim ele passa a compreender a sua relação com a comunidade, a sociedade e o mercado de trabalho”, concluiu a pró-reitora.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Direito,Home
Fim do conteúdo da página