Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Medicina da UFT leva pleito de inclusão do HU à plenária do PPA (2024-2027)
Hospital Universitário

Por Caroline Carvalho | Edição e revisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 08h15 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 08h49

Curso de Medicina da UFT leva pleito de inclusão do HU à plenária do PPA.png

Na última sexta-feira (16), o curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), através de seu corpo docente, discente e Centro Acadêmico (CA), levaram o pleito de inclusão do projeto de construção do Hospital Universitário (HU) da UFT à plenária do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, do Governo Federal.

A reunião ocorrida em Palmas contou com a presença do governador do estado, Wanderlei Barbosa; do vice-governador, Laurez Moreira; do secretário de Relações Político-Sociais do Governo Federal, Wagner Caetano; de ministros, como Simone Tebet, Flávio Dino e Márcio Macêdo; do deputado federal, Lázaro Botelho; de deputados estaduais, como Amélio Cayres e Eduardo Mantoan; além da senadora professora Dorinha Seabra.

“Nós reiniciamos a luta pela construção do HU, buscando a prorrogação do prazo dado para mais cinco anos. Para isso, estamos articulando com o governo do estado, que tem se mostrado solícito em ajudar nessa empreitada”, explica o professor Dr. Henrique Furtado, coordenador do Grupo de Articulação para a Construção do Hospital Universitário da UFT, (Gaphu).

No encontro, o governador Wanderlei Barbosa agendou uma reunião para a próxima quarta-feira (21), para tratar da efetivação da doação do terreno onde o HU será construído. “Será um momento significativo, em que vamos demonstrar a importância dessa instituição hospitalar não só para a parte educacional, mas também para o atendimento da saúde pública do Tocantins e dos estados vizinhos”, pontua o professor.

O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Federal: é por meio dele que as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal são definidas. “Nós levamos faixas e fizemos a protocolização de um requerimento pedindo a inclusão do projeto de construção do HU no PPA de 2024-2027”, esclarece o docente da UFT.

O projeto de construção do HU da UFT nasceu através do PPA 2014-2017. No entanto, alguns obstáculos impediram sua edificação. “O hospital propiciará um ambiente de estágio, residência médica e internato aos acadêmicos de Medicina, aos estudantes de outras áreas da UFT e outras instituições; e atenderá a população de Palmas e região”, conclui o professor.

Clique aqui para ler a matéria sobre a reunião anterior.

marcador(es): Palmas,Medicina Palmas,Home