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Estudantes do curso de Licenciatura em Música UFT/UAB concluem disciplina de Estágio II

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 11h10 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 09h35

Os estudantes do 6° período do curso de Licenciatura em Música, ofertado  pela UFT através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), dos polos de Araguaína, Araguatins, Dianópolis e Porto Nacional, concluem, neste mês de junho, a disciplina de Estágio Supervisionado II, importante etapa da trajetória de formação acadêmica. Ao todo, 64 estudantes do curso finalizam a disciplina  neste semestre e estão aptos a seguirem para a disciplina de Estágio Supervisionado III. Durante o decorrer da disciplina, os estudantes foram supervisionados  pela Renata Patrícia da Silva e acompanhados pelas tutoras Tatiana Martins, Marina Carla e  Cristian Santos, em articulação com o coordenador geral  do curso, o maestro Bruno Barreto Amorim. As práticas do estágio, que foram realizadas em escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do Tocantins que oferecem disciplinas de Música ou Artes, incluíram desde a observação até o planejamento e regência  das turmas.  

A professora Renata Patrícia, responsável pelas turmas de estágio dos quatro polos, destaca que, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, a disciplina conseguiu cumprir seu papel  de  espaço reflexivo e comprometido com a aprendizagem. “Enquanto professora de estágios em Cursos de Licenciatura, considero que o chão da escola pública tem sido um lugar privilegiado para a formação dos futuros professoras e professores, contexto fundamental para uma ação docente que se (des)constrói do cotidiano compartilhado. É possível notar que a partir do momento em que os estagiários iniciam uma formação que transita entre o contexto da escola e a Universidade, a escola já lança os primeiros desafios, gerando inquietações, que potencializam o que se realizará ao longo do estágio”, pontua a professora. 

Renata também ressalta o potencial do estágio como elemento de preparação dos profissionais para lidar com as diferentes realidades presentes no contexto da educação tocantinense. “No curso de Música EAD, trabalhamos com as diferentes realidades das escolas presentes do estado do Tocantins. Essa diversidade potencializa e amplia o nosso olhar acerca do que é a Música em cada um desses contextos. Além disso, por ser um curso a distância, todo o trabalho é construído de forma coletiva, mas os estudantes são os atores principais, pois eles estão à frente, desde a chegada até o encerramento do estágio dentro da escola. Por isso, a conclusão de cada etapa deve ser valorizada, pois se trata de um momento de suma importância dentro da formação dos futuros professores”, conclui a professora.  

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