Página inicial > Últimas Notícias > Curso gratuito de especialização em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades tem inscrições abertas para primeira turma
Pós-graduação

Por Bianca Zanella | Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 09h09 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h18

Aulas serão presenciais, aos sábados, no Câmpus de Palmas

Profissionais graduados nas mais diversas áreas do conhecimento agora podem contar com uma nova opção de pós-graduação interdisciplinar oferecida de forma totalmente gratuita pela Universidade Federal do Tocantins: até o dia 30 de junho, estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso de especialização lato sensu em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades. O edital do processo seletivo de alunos foi publicado nesta segunda-feira (05).

Imagem: Joaquim Torres Garcia, Reproduçãopos_graduacao_estudos_latinoamericanos.jpg (Imagem: Joaquim Torres Garcia, Reprodução)

O curso, que teve sua criação aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) na reunião ordinária do dia 23 de maio, é uma iniciativa de professoras e professores do Grupo de Estudos Globais e América Latina (Gegal), do Grupo de Pesquisa Mulheres na Arquitetura e no Urbanismo (GPMau), do Projeto de Extensão Direito e Gênero, e do Observatório Governança e Desenvolvimento Regional da UFT. À frente da coordenação estão a professora Fabiana Scoleso, como titular, e a professora Patrícia Orfila, como coordenadora adjunta.

"É de fundamental importância fortalecer em nossa Universidade as Ciências Humanas e Sociais. A teoria crítica por elas impulsionada aponta para as inerentes contradições do sistema e a necessidade de pensar a vida, as causas ambientais, as comunidades e povos tradicionais, os mundos do trabalho, o direito à cidade, a luta pela terra e a diversidade com o mesmo nível de importância das outras ciências. [...] Temos orgulho em ofertar um curso com essas características e que cumpre com o seu papel social, efetiva o território do conhecimento que é o campus universitário e ajuda, ainda que de forma inicial, no diálogo com pesquisadoras e pesquisadores latino-americanos e caribenhos, internacionalizando a UFT e a colocando em convergência com os debates políticos, sociais, econômicos e institucionais do Sul Global", sublinhou a professora Fabiana Scoleso no ato de aprovação do curso no Consepe.

De acordo com o projeto pedagógico, a proposta desta pós-graduação é voltada para "pensar a América Latina em suas contradições e complexidades". "[...] Pesquisar, debater, analisar, documentar e sistematizar o pensamento a partir do Sul Global são formas de reconstruir a imensa quantidade de conhecimento existente no nosso continente e buscar a síntese, as teorias, as novas epistemologias na e da América Latina", afirma o texto. Assim, o projeto surge "em perspectiva emancipadora e transformadora, valorizando a Educação, sobretudo a educação popular, procurando superar as narrativas que estabeleceram a Europa como centro do conhecimento e a América como continente de culturas pouco sofisticadas, que ansiava pelo racionalismo do Velho Mundo e seu exercício de controle sobre os corpos, culturas e
territorialidades e espacialidades: a colonização." Em consonância com esta perspectiva, a nova pós-graduação lato sensu "se volta para a formação e atualização de profissionais que vão além das demandas neoliberais e que buscam promover o pensamento crítico em seus espaços de atuação, exercendo protagonismo social e liderança solidária para influir nas carências sociais, defender os direitos humanos e fundamentais e construir uma relação mais justa com a sociedade e com o meio ambiente".

Com carga horária total de 360 horas, incluindo prazo para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na forma de artigo científico, a especialização será realizada na modalidade presencial, no Câmpus de Palmas. As aulas ocorrerão aos sábados, de manhã e à tarde, no período de agosto de 2023 a dezembro de 2024. São disponibilizadas 40 vagas para esta primeira turma, e o processo seletivo será feito por meio de análise de currículo e carta de intenção redigida pelos candidatos. Mais informações podem ser obtidas no edital.

SERVIÇO:

O quê: Inscrições para especialização (pós-graduação lato sensu) em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades - curso gratuito e presencial
Quando: de 6 a 30 de junho de 2023
Como: por e-mail, conforme instruções constantes no edital
Aulas: de agosto de 2023 a dezembro de 2024, aos sábados, no Câmpus de Palmas
Público-alvo: profissionais que já tenham concluído curso superior graduados em qualquer área do conhecimento