Página inicial > Últimas Notícias > UFT assina Termo de Convênio para implantação da Unidade Embrapii Bioindústria e Bioinsumos
Inovação

Por Daniela Camargos | Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2023, 15h21 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 10h41

No dia 30 de maio, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) assinou um Termo de Convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a implantação da unidade Embrapii Bioindústria e Bioinsumos. A assinatura ocorreu no lançamento do Programa Inova+ Indústria Digital e Sustentável, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém-PA. Na ocasião, o pró-reitor de tecnologia da informação e comunicação – Protic, Ary Henrique Morais de Oliveira, estava representando o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato.

A partir dessa parceria, a unidade Bioindústria e Bioinsumos da UFT receberá o aporte de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) no decorrer de três anos para a realização de parcerias com as indústrias extrativistas e de transformação para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no campo da bioeconomia florestal, com foco nas áreas de bioindústria alimentícia, bioinsumos agrícolas e bioindústria 4.0.

Durante o evento, o pró-reitor Ary Henrique, destacou a importância da implantação da unidade considerando a aderência da ação com o previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT. “O PDI traz como desafios, uma educação inovadora; inovação e empreendedorismo, assim como a inclusão e o reconhecimento social, destacando um desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável a partir da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas na UFT com e para a comunidade tocantinense e da região amazônica”.

Os projetos executados por meio da unidade Bioindústria e Bioinsumos podem receber o aporte de até 50% de recursos financeiros para o desenvolvimento de tecnologias em parceria com a indústria, a qual é responsável pelos demais percentuais financeiros para a execução do projeto.

A unidade Embrapii Bioindústria e Bioinsumos da UFT que será implantada no prédio da Agência de Inovação (INOVATO), no Câmpus Palmas, contará inicialmente com uma equipe multidisciplinar vinculada aos diversos cursos de Pós-Graduação em Agroenergia Digital, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Produção Vegetal, Engenharia Ambiental, além dos diversos cursos de graduação nas áreas das ciências agrárias, ciências exatas e engenharias.

Saiba mais

A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. A organização mantém contrato de gestão com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação; da Saúde; e da Economia.

A contratação da EMBRAPII parte do reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais, em prol do fortalecimento da capacidade de inovação brasileira. Ela tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial. (Com informações do site https://embrapii.org.br/)

marcador(es): Inovação,Home,Protic,Embrapii