Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Psicologia aprova trabalhos em evento nacional
Miracema

Curso de Psicologia aprova trabalhos em evento nacional

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2023, 15h11 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 11h21

O curso de Psicologia, do Câmpus da UFT de Miracema, conta com cinco trabalhos aprovados no IV Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social: Tarefas da Psicologia para a Democracia no Brasil. O evento, organizado pelo Instituto Silvia Lane, ocorrerá entre os dias 01 e 03 de junho, de forma online.

Os trabalhos da UFT aprovados para o simpósio versam sobre as temáticas da saúde mental e relações de gênero, povos indígenas e o marco temporal, trajetórias de vida de jovens e acesso ao ensino superior, práticas desmedicalizantes e antirracistas na educação. Essas produções foram desenvolvidas dentro de ações de ensino, pesquisa e extensão.

Os estudantes Mateus Araújo de Oliveira, Sibelle Ferreira Souza Couto, Ana Caroline Alves Dos Santos, Antônia Beatriz Carvalho Rodrigues, José Bryan Gomes de Oliveira, Auriene Rodrigues Santos,Thamyres Ferreira Conceição, Natalia Fonseca e Manuele Campos são os autores dos trabalhos selecionados. A partir desta quinta-feira, irão apresentá-los sob a supervisão da professora Daniele Vasco Santos.

Natália Fonseca, estudante do 5º período de Psicologia, está empolgada para participar pela primeira vez de um simpósio. Ela apresentará o trabalho O etnocídio dos povos indígenas: contribuições das ações extensionistas no debate sobre o Marco Temporal. "É importante ressaltar que desenvolver sobre o referido tema foi desafiador, porém ao mesmo tempo, enriquecedor. Foi possível adentrar nos estudos a respeito de um universo cultural, do qual eu não tinha tanto conhecimento até então, mas no qual enxergava como uma necessidade de me instruir para que, de alguma forma, eu pudesse contribuir para a divulgação de suas causas", comenta.

Auriene Santos e Thamyres Ferreira compartilharão durante o simpósio um pouco da experiência que tiveram no podcast Rotatórias Psi, projeto no qual produziram um episódio intitulado Transgredindo o silêncio: as ligas acadêmicas e o protagonismo das mulheres nas universidades brasileiras.

"Como estou em processo de finalização do curso, penso que a apresentação pode ser uma importante troca de experiências no que diz respeito ao exercício ético e crítico da Psicologia. Espero que eu possa contribuir mostrando o produto de uma ação realizada por um projeto de extensão de Psicologia da UFT, projeto este que também tem como um dos objetivos se contrapor aos discursos medicalizantes no âmbito da saúde mental das mulheres. Além disso, penso que será uma experiência de grande importância para o meu processo formativo", explica Auriene Santos, estudante do 9º período de Psicologia.

marcador(es): Miracema,Home,Psicologia