Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa de debate sobre a formação de docentes em seminário da Andifes

UFT participa de debate sobre a formação de docentes em seminário da Andifes

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 17h39 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2023, 18h17

Entre os dias 18 e 19 de maio, a Universidade Federal do Tocantins participa do Seminário de Formação de Professores, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A UFT está representada pelo reitor Luís Eduardo Bovolato e pelo pró-reitor de Graduação Eduardo Cezari.

O evento, que ocorre em Recife (PE),  busca pensar sobre a formação dos professores, abordando aspectos como a qualidade do ensino superior e da educação básica.

''As discussões estão centradas no envolvimento das IFES nas questões ligadas à importância da formação de professores, com especial destaque ao papel das licenciaturas devido sua importância estratégica para o sistema educacional brasileiro. Aqui, nós estamos discutindo as políticas públicas, o papel dos diferentes atores e a necessidade de participação das Universidades na formação docente'', destaca o reitor Luís Eduardo Bovolato.

Eduardo Cezari, pró-reitor de Graduação da UFT, explica que essa é uma oportunidade de pensar no futuro. ''Estamos debatendo sobre a importância de termos uma nova diretriz de formação dos professores que vão atuar na formação das próximas gerações, que leve em conta, sobretudo, as mudanças da contemporaneidade, as questões do presente''.

Programação

Na sexta-feira, o evento se encerra com duas mesas: uma com o tema ''Modelos de Formação Inicial de Professores em Debate'', às 09h,; e outra para apresentação do documento de síntese do seminário, que contará com participação do pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari.

marcador(es): Prograd,Home