Página inicial > Últimas Notícias > UFT marca presença na 23ª edição da Agrotins
Agrotins 2023

UFT marca presença na 23ª edição da Agrotins

Por Caroline Carvalho e Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 17h06 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h31

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está participando da 23ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). O evento é responsável por divulgar as novidades tecnológicas do setor agropecuário no estado e contribuir com seu desenvolvimento, a fim de promover as potencialidades do agronegócio.

Este ano, o estande da UFT conta com empresas juniores, laboratórios e projetos de pesquisa. “Alunos e professores estão expondo as tecnologias, apresentando-as à sociedade para, quem sabe, fazer negócio com empresas e produtores da agroindústria”, explica Leonardo Peris, da Agência de Inovação da UFT (Inovato).

Corroborando com o programa institucional UFT sem muros, a ação na feira tem o propósito de aproximar a instituição da sociedade. “A Universidade não pode ser vista simplesmente como um lugar que emite diplomas aos estudantes que se formam profissionais. O processo de formação, para além do ensino, tem muito a questão da extensão e da pesquisa. E a inovação concatena com todos esses pontos”, conclui Peris.

Ciência, Tecnologia e Inovação

Três laboratórios da UFT estão na Agrotins. O Laboratório de Pesquisa em Química Ambiental e de Biocombustíveis (Lapeq), presta serviço em análises químicas de água, alimentos e amostras ambientais; o Laboratório de Tecnologia de Alimentos, do curso de Nutrição, tem o objetivo de desenvolver novos produtos alimentícios, utilizando matérias primas e resíduos da Amazônia, bem como novas tecnologias de processamento; por fim, o Laboratório de Tecnologia de Carnes e Derivados visa desenvolver pesquisas na área de processamento de carnes e produtos cárneos, prestando serviços de análises físico-químicas, análises sensoriais e avaliação da vida útil de carnes e produtos cárneos. Além disso, este laboratório conta com degustação de carne de peixe.

Mostras de produtos desenvolvidos no programa de Pós-Graduação em Agroenergia Digital também estão disponíveis no estande: Álcool em gel, glucose, farinha e resíduo de batata doce; polvilho e farinha de mandioca; bagaço, açúcar e palha de cana-de-açúcar e proteína texturizada de soja.

Nesta edição, o estande contou com a participação dos estudantes que compõem as diretorias de algumas empresas juniores (EJs) da UFT. Essas empresas são uma oportunidade dos alunos realizarem projetos, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, profissional e empreendedor. As EJs que estão na feira divulgando seus serviços são: Cajú, do curso de Engenharia de Alimentos; Ampla Jr., do curso de Administração e Amb Jr., do curso de Engenharia Ambiental.

Os bolsistas do Programa de Educação Tutorial de Engenharia de Alimentos levaram a chuchuba — jujuba feita a partir do chuchu — para a Agrotins. Além de divulgar o doce incomum, o PET aproveita a oportunidade para apresentar as possibilidades que a graduação de Engenharia de Alimentos oferece aos estudantes nos âmbitos da pesquisa.

Outro projeto de pesquisa que marcou presença na feira foi o Roteiro Geo-Turístico do Câmpus de Porto Nacional. Desde de 2014, a iniciativa é promovida dentro do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades) e busca contribuir para a preservação e conservação do patrimônio histórico e cultural de Porto Nacional. Para isso, são desenvolvidas atividades de educação patrimonial e visitas guiadas gratuitas pelos lugares tombados da cidade.

Onde achar a UFT?

O estande da Universidade Federal do Tocantins está localizado no Pavilhão da Ciência, Tecnologia e Inovação no Agro, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). O pavilhão fica na esquina da Rota da Soja com a Rua das Mangabas.

Onde achar a UFT na Agrotins (Imagem: Reprodução)

Sobre a Agrotins

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que ocorre anualmente, tem o objetivo de apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo.

marcador(es): Home,Lapeq,Agrotins 2023