Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição da galeria Eixo Reserva em Niterói (RJ) tem trabalhos produzidos por professora da UFT
Início do conteúdo da página
Coletivo 50 Graus

Exposição da galeria Eixo Reserva em Niterói (RJ) tem trabalhos produzidos por professora da UFT

Por Cota Azevedo e Amanda Leite | Edição: Joice Danielle Nascimento | Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2023, 17h15 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 14h25

‘Os corpes’ e os seus entrelaces compõem a espinha-dorsal da mostra

A exposição Nó de Nós, apresentada pela galeria Eixo Reserva de Niterói, (RJ), vai expor fotografias da série Banzeiro, produzidas pela professora Amanda Leite, a partir dos estudos do Coletivo 50 graus, grupo de pesquisa fotográfica coordenado por ela, que também  é vinculada ao Colegiado do curso de Pedagogia da UFT. A mostra, que reúne pinturas, vídeo, foto-performances, site-specific e objetos escultóricos, dialoga com as possibilidades de se pensar ‘os corpes’ na contemporaneidade, sob diferentes ângulos e perspectivas. A exposição será aberta ao público no dia 13 de maio e estará disponível para visitação até 25 de junho. A proposta da narrativa da exposição é mostrar uma estrutura corpórea comum a dois ou mais elementos que engloba toda a matéria em um mesmo potencial; um ponto, uma corrente e as artes. 

Além da professora Amanda, que representa o Tocantins na exposição, mais seis artistas-curadores de outros estados participam da mostra: Clara Infante (RJ), Cota Azevedo (BA), Dulce Lysyl (RJ), Mariana Galli (GO), Rafaela Jemmene (SP) e Virgilio Neves (SP). Os artistas dialogaram juntos, durante dois meses para a construção de toda a estrutura projetual da exposição. Para Sara Figueiredo, fundadora e diretora da galeria Eixo Reserva, e Vilmar Madruga, curadora do espaço, a ideia do projeto diz muito sobre a necessidade de se elaborar ações artísticas pensando por e a partir do coletivo: “Há três anos iniciamos um programa, ‘O olhar  dos outros’, uma troca feita entre os artistas que apresentam os seus portfólios e projetos para outros artistas-mediadores. No decorrer de tantos encontros, on-line, a gentileza e a troca de experiência destes 7 artistas foi reverberando em todo o grupo. O afeto veio e ficou de uma forma arrebatadora e assim, naturalmente os mediadores tornaram-se parte da equipe EIXO”.

Para a professora Amanda Leite, participar da exposição representa a colheita dos frutos do trabalho de intercâmbio acadêmico que vem sendo desenvolvido por ela em parceria com o curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF). Inclusive, as  fotos do Coletivo 50 Graus expostas na mostra são resultado de uma sobreposição entre fotos tiradas em Palmas e fotos feitas no Rio de Janeiro. “A importância da mobilidade acadêmica está para estudantes e professores universitários que estabelecem sólidas redes com instituições nacionais e internacionais em diversas experiências e projetos. O intuito é fomentar a relação de intercâmbio de conhecimento científico-cultural entre a UFT e a UFF, estreitando as relações de trabalho com a professora, que tem domínio teórico e técnico em processos experimentais de criação com a Fotografia e o Cinema na interface entre Educação, Comunicação e Artes Visuais”, ressalta a professora. 

Sobre a série Banzeiro

Banzeiro é um conceito apresentado pela escritora e jornalista Eliane Brum. Nele construímos uma ideia de Amazônia que somos todos nós. Amazonizar-se como verbo! É assim que nasce a série que exibe fotografias feitas em Palmas, sobrepostas a fotografias feitas na cidade do Rio de Janeiro. Somos corpo-semente-floresta-teia-humano-inumano-silêncio-indígena-quilombola-ribeirinho-entremundo-flora-animalia-textura-conflito-entrecorpos-acontecimento-território-cultura-identidade-contágio-pluralidade-verbo-banzeiro! Banzeiro lugar de passagem, de travessia, de perigo... da brabeza dos rios. Água de chuva. Banho de Cheiro. Banzeiro é aquele que é. E onde se é.

Sobre a Exposição Nó de Nós

Embora seja uma exposição física, o público poderá acessar as obras pelo site: www.eixoarte.com. Para quem deseja ver de perto as obras expostas, a abertura da mostra será no dia 13 de maio a partir das 19h. A entrada é gratuita e a classificação é livre. A Galeria Eixo-Reserva fica localizada na rua Visconde do Rio Branco, 880 Niterói, RJ. Para mais informações, entrar em contato  pelo telefone  (21) 97363-5650 ou pelo e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

registrado em:
marcador(es): Home,Coletivo 50 Graus
Fim do conteúdo da página