Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes participam de palestra com 1ª diplomata quilombola do Brasil

Estudantes participam de palestra com 1ª diplomata quilombola do Brasil

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2023, 16h03 | Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 13h32

Na última quarta-feira, 03 de maio, estudantes do curso de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins participaram de palestra com a diplomata Rebeca Mello, aprovada no concurso do Instituto Rio Branco, em 2017, por meio de cotas raciais. O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico de Direito e faz parte de um conjunto de iniciativas do Governo Federal para divulgar os serviços do Itamaraty e aproximar-se das universidades.

Na ocasião, o reitor Luís Eduardo Bovolato e os professores Ana Lúcia Pereira (Direito), Cristiane Almeida (Direito) e Jan Marcel Lacerda (Relações Internacionais) compuseram a mesa com a diplomata e colaboraram para que os estudantes tivessem a oportunidade de conhecer mais sobre a carreira diplomática.

Durante a palestra, Rebeca Mello compartilhou um pouco sobre suas experiências, os desafios e os benefícios da profissão. Ela transitou por diversos temas, falou a respeito dos requisitos necessários para participar do concurso e explicou sobre o processo de seleção de diplomatas. Houve também espaço para os estudantes tirarem suas dúvidas e receberem orientações úteis para dar os primeiros passos rumo à carreira diplomática.

''A presença de uma diplomata já é algo bastante impressionante para nós estudantes e para toda comunidade, mas o evento com a Rebeca Mello foi impressionante! O momento que mais me emocionou foi quando a professora Ana Lúcia Pereira entregou o seu livro sobre "Famílias Quilombolas" para a Rebeca, que é a primeira diplomata quilombola do país. Foi um gesto simples, mas que reforçou a importância da representatividade na diplomacia e na sociedade como um todo. Estou muito feliz de ter participado desse evento e tenho certeza de que todos os presentes também ficaram muito emocionados e inspirados'', comenta Luís Gustavo Barreira, estudante do curso de Direito.

marcador(es): Porto Nacional,Direito,Home