Página inicial > Últimas Notícias > UFT inaugura Galeria dos Reitores no prédio da Reitoria
Inauguração

UFT inaugura Galeria dos Reitores no prédio da Reitoria

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2023, 21h33 | Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 21h39

Na tarde desta quarta-feira, 03 de maio, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), em mais uma ação em comemoração aos seus 20 anos, inaugurou  a Galeria dos Reitores, durante a reunião do Conselho Universitário (Consuni). A cerimônia contou com a presença do atual reitor da UFT, professor Luis Eduardo Bovolato; do vice-reitor, Marcelo Leineker; e dos ex-reitores Alan Barbiero, primeiro reitor da UFT; e Márcio da Silveira, o segundo reitor. Participaram da cerimônia também a professora Claudia Auler, filha da ex-reitora Isabel Auler, falecida em 2017; e as vice-reitoras  Flavia Tonani, da gestão de Alan Barbiero e Ana Lúcia de Medeiros, da primeira gestão de Bovolato, além dos conselheiros presentes na reunião.

A Galeria, que ajuda a contar a história da Universidade a partir da perspectiva dos gestores, fica no terceiro piso do prédio da Reitoria. O painel  reúne fotos dos quatro reitores da UFT, desde sua implantação, em maio de de 2003.  A disposição das fotos segue a ordem cronológica das respectivas gestões: Alan Barbiero (2003-2012), Márcio da Silveira (2012-2016), Isabel Auler (2016-2017) e Luís Eduardo Bovolato (2017-), que têm em comum, o trabalho contínuo pelo crescimento da UFT e pela garantia de uma formação de qualidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Em seu discurso ao público, antes da abertura oficial da Galeria, o atual reitor, professor Bovolato, lembrou um pouco de sua trajetória na UFT antes de assumir a cargo de gestor e destacou o  significado do espaço inaugurado: “ Esta Galeria é um um dos registros para lembrar, fazer um registro de todas as pessoas que contribuíram e contribuem com  a construção da Universidade. Eu digo que uma universidade é uma instituição em constante transformação. Nós nunca teremos uma UFT pronta  e acabada; sempre digo para toda equipe, àqueles que colaboram conosco, que os próximos que chegarem têm  a missão de fazer melhor do que nós fizemos”.

Ao discursar para os presentes, a professora Ana Lúcia de Medeiros também lembrou um pouco de sua trajetória na UFT e pontos importantes, como a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), da qual a UFT foi tutora. Ela também agradeceu à  instituição por todos os ensinamentos, tanto na gestão, quanto na sala de aula: "Quero dizer que, nesse momento, eu vim para agradecer. Meu sentimento é de gratidão. Ter feito parte dos 20 anos da Universidade, para mim, é motivo de orgulho e de muita honra. E nesses20 anos, eu muito mais aprendi do que ensinei, aprendi com essa Universidade e ela também me fez, me fez enquanto pessoa, me fez enquanto profissional e aqui estou, alegre e feliz por tudo que todos nós, com muita luta e trabalho, ajudamos construir".

Marcio da Silveira,  que ocupou o cargo de reitor de 2012 a 2016, destacou  marcos de sua gestão e ressaltou a importância dos investimentos nas universidades federais para que os gestores possam gerir recursos e  melhorar as instituições. Ele também destacou a importância da Galeria: "A Universidade vai continuar crescendo, outros reitores virão e temos que lembrar de quem ajudou a construir a UFT".  A professora Claudia Auler destacou que a professora Isabel estaria orgulhosa de ver como a UFT está hoje, mesmo após momentos difíceis, como a pandemia de Covid-19:“ Nesses vinte anos, a UFT sobreviveu a todas as dificuldades e avançou em grandes ações; a Universidade cresceu e, com certeza, seria motivo de muito orgulho  para ela”.

Ao final dos discursos, o professor Bovolato entregou a todos os ex-reitores e vices um certificado pelas contribuições prestadas à UFT, enquanto ocupavam os cargos da gestão superior. Após o momento de homenagem, na sala dos conselheiros, todos seguiram para o terceiro piso, onde oficializaram a inauguração da Galeria dos Reitores.